O ASSUNTO É

Okumoto acredita no esforço do legislativo para ajudar a salvar a saúde do DF

Publicado em

O Secretário de Saúde Osnei Okumoto, em entrevista coletiva concedida a um grupo de blogueiros de política do DF, afirmou que acredita no esforço da Câmara Legislativa, que se reúne na tarde desta quinta-feira (24/01),  para analisar o “pacote emergencial” do Executivo que visa melhorar a situação caótica do sistema de saúde do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

A atenção do governo Ibaneis, que hoje completa 24 dias no comando do Buriti, amanheceu voltada para o outro lado da rua, focada na Câmara Legislativa.

O primeiro compromisso do dia na agenda do secretário Osnei Okumoto foi o de se reunir com um grupo de influenciadores digitais no Palácio do Buriti,   para explicar porque o “pacote de emergência” do Executivo é importante para aumentar a capacidade de atendimento da população que sofre nas portas dos hospitais do DF.

Ele afirmou que o quadro da saúde pública do DF  é preocupante o que levou o governador Ibaneis Rocha a decretar medidas de emergenciais e que o apoio dos deputados distritais  pela aprovação das propostas é de fundamental importância para salvar o sistema de saúde.

“Atualmente  o sistema de saúde tem mais de mil leitos fechados, falta medicamentos e equipamentos, além da  maioria dos hospitais se encontrar  com a infraestrutura comprometida. Essa situação tem que ser resolvida com rapidez”, defendeu Okumoto..

O secretário esclareceu ainda que o governo não está criando nenhuma lei, como alguns setores da saúde se referem ao projeto emergencial, enviado pelo Executivo á Câmara Legislativa.

Ele disse que o modelo do Instituto Hospital de Base criado  em 2017, aprovado pela Câmara Legislativa, cuja  lei  foi considerada como constitucional pelo Poder Judiciário do Distrito Federal.

O que o governo pretende agora , segundo o secretário, é  melhorar o atendimento médico aos que precisam é estender esse modelo. De acordo com Okumoto, o IHB está dando certo,  têm a aprovação da população, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Exata Opinião.

A pesquisa realizada em dezembro de 2018,  aponta que 44,5% dos 1.050 entrevistados, afirmam  que o Hospital de Base ficou bem melhor do que antes de ser transformado em Instituto. VEJA A PESQUISA :

[pdf-embedder url=”https://www.radardf.com.br/wp-content/uploads/2019/01/PESQUISA_SATISFAÇÃO-INSTITUTO-HOSPITAL-DE-BASE-DEZ2018_F1-1.pdf” title=”PESQUISA_SATISFAÇÃO INSTITUTO HOSPITAL DE BASE – DEZ2018_F1″]

Okumoto garantiu que o projeto emergencial, voltado para saúde,  contempla a realização de concursos e que algumas contratações pontuais terão que ser feitas para ajustar o sistema e fortalecer algumas áreas críticas por falta de profissionais.

“A atenção pública de saúde jamais será privatizada. O governador Ibaneis quer oferecer o melhor para a população e isso só pode ser feito se o sistema de saúde pública sair do estado agonizante, uma herança deixada pelo governo passado”, apontou Osnei Okumoto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Iniciativa gratuita prepara jovens para profissões do futuro no DF

O Conexão Digital é um projeto itinerante que oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo digital, produção de conteúdo, posicionamento nas redes, tráfego pago...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»