O ASSUNTO É

O PAU VAI COMER! MANIFESTANTES MANDAM CUNHA A “PQP” E NÃO QUEREM DEIXAR O GRAMADO DO CONGRESSO

Publicado em

acamapadosDepois de permitir que manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL) instalassem barracas e acampassem em frente ao Congresso Nacional pressionando parlamentares pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) precisou recuar e determinou o prazo de 48 horas, a contar a partir do final da tarde desta quinta-feira (19), para a liberação do gramado em frente ao espalho d’água. Integrantes do Movimento Brasil Livre mandaram Cunha a pqp e prometem resitir.

                                                           

LETRA AA decisão pela retirada foi tomada depois de pressão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, defensores da desocupação da área que, nos últimos dias, virou palco de conflitos entre grupos de manifestantes, o que expôs a falta de segurança instalada a poucos metros dos principais órgãos do poder do país. 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que tentou pegar carona nos protestos e ocupou uma parte do gramado na última quarta-feira, foi a primeira a deixar a área, já no início da noite. Já o Movimento Patriota Nacional, formado por um grupo pró-militarismo instalado na área de jurisprudência do governo de Brasília, no gramado da Esplanada dos Ministérios — e onde foram encontradas armas e um homem foi preso ao dar tiros para o alto — não terá o mesmo prazo para desocupação.

“Esperamos que eles não imponham resistência e também deixem a área, já que não terão mais o direito de ocupá-la como antes”, avisou Rollemberg. Antes da reunião, o GDF já havia divulgado uma nota determinando a desocupação do gramado da Esplanada.

Apesar de ter sido o responsável por liberar a ocupação do gramado pelo MBL, Cunha negou que tivesse errado ao permitir o acampamento na porta do Congresso. O grupo pressiona os deputados a instaurarem o processo de impeachment da presidente Dilma. “Eu não acho que errei. Concedi a liberação a um grupo por um prazo determinado, que deveria ter acabado na semana passada. Como não foi, já não há mais porque estarem ali”, disse.

A Polícia Militar do Distrito Federal deverá permanecer no local dos acampamentos para garantir a ordem da desocupação. Rollemberg informou que haverá aumento do efetivo de policiais, sem informar qual seria o reforço. De acordo com o governador, se houver resistência dos manifestantes, a força será usada para garantir a segurança do local. Nenhuma medida judicial está prevista para garantir a desocupação.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roubalheira contra aposentados do INSS fará Lula sangrar até a eleição

Lula trabalhou para blindar seu ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, por saber que a roubalheira no INSS poderia atingir seu filho, Lulinha, e seu irmão, Frei Chico.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar