O ASSUNTO É

O PAU VAI COMER! MANIFESTANTES MANDAM CUNHA A “PQP” E NÃO QUEREM DEIXAR O GRAMADO DO CONGRESSO

Publicado em

acamapadosDepois de permitir que manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL) instalassem barracas e acampassem em frente ao Congresso Nacional pressionando parlamentares pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) precisou recuar e determinou o prazo de 48 horas, a contar a partir do final da tarde desta quinta-feira (19), para a liberação do gramado em frente ao espalho d’água. Integrantes do Movimento Brasil Livre mandaram Cunha a pqp e prometem resitir.

                                                           

LETRA AA decisão pela retirada foi tomada depois de pressão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, defensores da desocupação da área que, nos últimos dias, virou palco de conflitos entre grupos de manifestantes, o que expôs a falta de segurança instalada a poucos metros dos principais órgãos do poder do país. 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), que tentou pegar carona nos protestos e ocupou uma parte do gramado na última quarta-feira, foi a primeira a deixar a área, já no início da noite. Já o Movimento Patriota Nacional, formado por um grupo pró-militarismo instalado na área de jurisprudência do governo de Brasília, no gramado da Esplanada dos Ministérios — e onde foram encontradas armas e um homem foi preso ao dar tiros para o alto — não terá o mesmo prazo para desocupação.

“Esperamos que eles não imponham resistência e também deixem a área, já que não terão mais o direito de ocupá-la como antes”, avisou Rollemberg. Antes da reunião, o GDF já havia divulgado uma nota determinando a desocupação do gramado da Esplanada.

Apesar de ter sido o responsável por liberar a ocupação do gramado pelo MBL, Cunha negou que tivesse errado ao permitir o acampamento na porta do Congresso. O grupo pressiona os deputados a instaurarem o processo de impeachment da presidente Dilma. “Eu não acho que errei. Concedi a liberação a um grupo por um prazo determinado, que deveria ter acabado na semana passada. Como não foi, já não há mais porque estarem ali”, disse.

A Polícia Militar do Distrito Federal deverá permanecer no local dos acampamentos para garantir a ordem da desocupação. Rollemberg informou que haverá aumento do efetivo de policiais, sem informar qual seria o reforço. De acordo com o governador, se houver resistência dos manifestantes, a força será usada para garantir a segurança do local. Nenhuma medida judicial está prevista para garantir a desocupação.

Postado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A eleição da Segurança: a sociedade brasileira exige firmeza contra o crime

Facções criminosas, tantas vezes defendidas pela esquerda, avançam nos estados, tomam territórios e espalham medo. Enquanto o crime se fortalece, a população exige firmeza e coragem para enfrentar essa ameaça.

Mais Radar

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Últimas do Radar