O ASSUNTO É

O DILEMA: Lira diz que dificilmente Liliane será cassada pela Câmara Legislativa se não for antes condenada pela Justiça

Publicado em

liraGrande parte dos deputados distritais está com os olhos voltados para o julgamento do processo de Liliane Roriz marcado para o próximo dia 19 pela Justiça. Se for condenada judicialmente o julgamento político será pela cassação do mandato da parlamentar.

barra2

letra-odeputado Lira (PHS), um dos cinco integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, disse que a tramitação do pedido de cassação de Liliane Roriz (PTB), por quebra de decoro, seguirá o rito normal como indica o regimento interno da Câmara Legislativa.

No entanto, o deputado avaliou que o resultado final do processo a ser analisado pela Casa vai depender da decisão de condenação ou de absolvição que pode ser anunciado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em julgamento marcado para o próximo dia 19.

Ao Radar, o deputado Lira disse que já se debruçou no pedido de cassação de Liliane Roriz formulado pela ONG Adote um Distrital, cuja denúncia é a mesma formulada na representação do Ministério Publico que ensejou a abertura do processo judicial a ser julgado pelo tribunal na quarta-feira da próxima semana.

Na ação de improbidade contra Liliane Roriz são citados no processo o ex-governador do DF e pai da distrital, Joaquim Roriz, as irmãs Jaqueline e Weslliane (mãe da deputada) e o sobrinho Rodrigo Roriz.

Os envolvidos foram condenados em primeira instância por facilitar dois empréstimos do BRB, no valor total de R$ 6.742.438,84, para empresários da construção civil em troca de 12 apartamentos em Águas Claras. O julgamento do recurso teve início em julho foi suspenso no último dia 17, por falta de quórum.

barrinha“O resultado que será proferido pela justiça no próximo dia 19, se ocorrer o julgamento, com certeza irá influenciar fortemente na decisão da Comissão de Ética da Câmara Legislativa, já que o assunto a ser julgado é o mesmo que tramita na Justiça”, afirmou Lira.

Por causa do recesso de final de ano, o deputado acredita que o processo do julgamento político de Liliane que irá tramitar dentro dos prazos legais estabelecidos pelo regimento, oferecendo o direito de defesa da parlamentar, chegará a uma decisão final só no inicio do próximo ano.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar