O ASSUNTO É

O DILEMA: Lira diz que dificilmente Liliane será cassada pela Câmara Legislativa se não for antes condenada pela Justiça

Publicado em

liraGrande parte dos deputados distritais está com os olhos voltados para o julgamento do processo de Liliane Roriz marcado para o próximo dia 19 pela Justiça. Se for condenada judicialmente o julgamento político será pela cassação do mandato da parlamentar.

barra2

letra-odeputado Lira (PHS), um dos cinco integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar, disse que a tramitação do pedido de cassação de Liliane Roriz (PTB), por quebra de decoro, seguirá o rito normal como indica o regimento interno da Câmara Legislativa.

No entanto, o deputado avaliou que o resultado final do processo a ser analisado pela Casa vai depender da decisão de condenação ou de absolvição que pode ser anunciado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal em julgamento marcado para o próximo dia 19.

Ao Radar, o deputado Lira disse que já se debruçou no pedido de cassação de Liliane Roriz formulado pela ONG Adote um Distrital, cuja denúncia é a mesma formulada na representação do Ministério Publico que ensejou a abertura do processo judicial a ser julgado pelo tribunal na quarta-feira da próxima semana.

Na ação de improbidade contra Liliane Roriz são citados no processo o ex-governador do DF e pai da distrital, Joaquim Roriz, as irmãs Jaqueline e Weslliane (mãe da deputada) e o sobrinho Rodrigo Roriz.

Os envolvidos foram condenados em primeira instância por facilitar dois empréstimos do BRB, no valor total de R$ 6.742.438,84, para empresários da construção civil em troca de 12 apartamentos em Águas Claras. O julgamento do recurso teve início em julho foi suspenso no último dia 17, por falta de quórum.

barrinha“O resultado que será proferido pela justiça no próximo dia 19, se ocorrer o julgamento, com certeza irá influenciar fortemente na decisão da Comissão de Ética da Câmara Legislativa, já que o assunto a ser julgado é o mesmo que tramita na Justiça”, afirmou Lira.

Por causa do recesso de final de ano, o deputado acredita que o processo do julgamento político de Liliane que irá tramitar dentro dos prazos legais estabelecidos pelo regimento, oferecendo o direito de defesa da parlamentar, chegará a uma decisão final só no inicio do próximo ano.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»