O ASSUNTO É

No Senado, Izalci diz que sua prioridade é debater a reforma do Estado e ajudar o DF

Publicado em

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF),  que tomou posse nesta sexta-feira (01/02),  para um mandato de oito anos,  disse ao Radar-DF, que o Brasil precisa de uma reforma urgente de Estado e que vai provocar na  tribuna  um debate sobre o tema que pouco foi discutido na campanha eleitoral. Izalci também afirmou que, embora não tenha sido convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB),  para contribuir com sugestões durante o governo de transição, mas que a sua prioridade é ajudar também  o DF

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Apesar de estar entre os 54 novos senadores que tomaram posse na última sexta-feira, para um mandato de oito anos, o professor e presidente do PSDB local, Izalci Lucas, não é um “novato” no Congresso Nacional.

Depois de ter sido deputado distrital, federal até o ultimo dia 31 de janeiro deste ano, desta vez Izalci ocupa uma das 81 cadeiras do Senado e demonstra otimismo com o novo governo, especialmente, pelas propostas de reforma do Estado que tem o objetivo de destravar o Brasil.

O novo senador afirmou que a sua expectativa de trabalho é grande, desta vez, segundo ele, em um ambiente até mais fácil para o debate das reformas estruturantes do País, já que de onde veio isso era feito com 513 deputados e agora com apenas 81 senadores.

“A reforma do Estado é fundamental. O Estado está aparelhado e revela deficiência para atender os anseios da população brasileira como um todo. Isso tem que mudar. Temos que buscar a qualidade do serviço público, enxugar a máquina e fazer as  reformas, previdenciária e  tributária”, disse Izalci.

O tucano acredita que o presidente Jair Bolsonaro consiga aprovar as propostas que caminham nessa direção tanto na Câmara como no Senado.

Ele apontou que na Câmara, o presidente Bolsonaro conseguiu com que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), fosse reeleito ao comando da Casa e que Maia tem compromisso em colocar em debate os projetos de reforma de iniciativa do governo. No Senado o governo também não terá dificuldade já que o novo presidente foi o candidato preferencial do presidente Jair Bolsonaro.

Para Izalci a vitória do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), candidatura que apoiou desde novembro do ano passado, representa um novo momento do Senado, apesar de que a maioria dos 54 que entraram tem experiência por ser reeleitos e outros já exerciam o mandato como deputado federal como é o seu caso.

Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado, em boa sintonia com Izalci Lucas

 

O tucano afirmou que o PSDB, o seu partido, defende essa bandeira da reforma do Estado há muitos anos e que a legenda passará por uma nova reconstrução e vai ter que dialogar com a sociedade.

No âmbito do governo do Distrito Federal, Izalci Lucas disse que apesar do apoio que deu para eleger o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas últimas eleições, no entanto, nunca foi convidado nem mesmo para contribuir com o processo de transição apesar de ter se colocado à disposição.

“O senador é um representante do Estado. O que for bom para Brasília e para o DF estamos prontos para ajudar”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Entenda a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) consolidou mais um passo para beneficiar a classe média. A partir do início de maio, os bancos começarão...

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar