O ASSUNTO É

No Senado, Izalci diz que sua prioridade é debater a reforma do Estado e ajudar o DF

Publicado em

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF),  que tomou posse nesta sexta-feira (01/02),  para um mandato de oito anos,  disse ao Radar-DF, que o Brasil precisa de uma reforma urgente de Estado e que vai provocar na  tribuna  um debate sobre o tema que pouco foi discutido na campanha eleitoral. Izalci também afirmou que, embora não tenha sido convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB),  para contribuir com sugestões durante o governo de transição, mas que a sua prioridade é ajudar também  o DF

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Apesar de estar entre os 54 novos senadores que tomaram posse na última sexta-feira, para um mandato de oito anos, o professor e presidente do PSDB local, Izalci Lucas, não é um “novato” no Congresso Nacional.

Depois de ter sido deputado distrital, federal até o ultimo dia 31 de janeiro deste ano, desta vez Izalci ocupa uma das 81 cadeiras do Senado e demonstra otimismo com o novo governo, especialmente, pelas propostas de reforma do Estado que tem o objetivo de destravar o Brasil.

O novo senador afirmou que a sua expectativa de trabalho é grande, desta vez, segundo ele, em um ambiente até mais fácil para o debate das reformas estruturantes do País, já que de onde veio isso era feito com 513 deputados e agora com apenas 81 senadores.

“A reforma do Estado é fundamental. O Estado está aparelhado e revela deficiência para atender os anseios da população brasileira como um todo. Isso tem que mudar. Temos que buscar a qualidade do serviço público, enxugar a máquina e fazer as  reformas, previdenciária e  tributária”, disse Izalci.

O tucano acredita que o presidente Jair Bolsonaro consiga aprovar as propostas que caminham nessa direção tanto na Câmara como no Senado.

Ele apontou que na Câmara, o presidente Bolsonaro conseguiu com que o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), fosse reeleito ao comando da Casa e que Maia tem compromisso em colocar em debate os projetos de reforma de iniciativa do governo. No Senado o governo também não terá dificuldade já que o novo presidente foi o candidato preferencial do presidente Jair Bolsonaro.

Para Izalci a vitória do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), candidatura que apoiou desde novembro do ano passado, representa um novo momento do Senado, apesar de que a maioria dos 54 que entraram tem experiência por ser reeleitos e outros já exerciam o mandato como deputado federal como é o seu caso.

Davi Alcolumbre, o novo presidente do Senado, em boa sintonia com Izalci Lucas

 

O tucano afirmou que o PSDB, o seu partido, defende essa bandeira da reforma do Estado há muitos anos e que a legenda passará por uma nova reconstrução e vai ter que dialogar com a sociedade.

No âmbito do governo do Distrito Federal, Izalci Lucas disse que apesar do apoio que deu para eleger o governador Ibaneis Rocha (MDB) nas últimas eleições, no entanto, nunca foi convidado nem mesmo para contribuir com o processo de transição apesar de ter se colocado à disposição.

“O senador é um representante do Estado. O que for bom para Brasília e para o DF estamos prontos para ajudar”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»