O governador Ibaneis Rocha (MDB), explicou nesta quarta-feira (16/01), durante um encontro com um grupo de oito deputados distritais, que o pacote de projetos emergenciais, que será enviado à Câmara Legislativa na próxima semana, são medidas que beneficiam a sociedade que terá uma saúde melhor e uma segurança mais eficaz no combate a violência. Ibaneis disse ainda que há um clima favorável para que o conjunto de medidas seja aprovado pelo legislativo
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Ainda não foi dessa vez que o líder do governo Claudio Abrantes estreou como tal. O governador Ibaneis Rocha resolveu ele mesmo conversar e convencer os deputados distritais sobre a importância do pacote com medidas de emergência que deseja ver aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A primeira rodada de conversações ocorreu nesta quarta-feira no Palácio do Buriti com oito deputados presentes.
Ibaneis explicou aos parlamentares, ainda em férias por conta do recesso que só termina no dia 1 de fevereiro, sobre a importância da convocação de uma sessão extraordinária para a apreciação das medidas consideradas por ele como “urgentes” que visam melhorar a saúde, a segurança, bem como dar celeridade neste primeiro ano do governo.
O presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), presente à reunião, sinalizou que pretende convocar a Câmara mediante consenso dos parlamentares.
Ainda esta semana o governador pretende continuar a mesma conversa com todos os outros deputados, incluídos os de oposição declarada ao governo, como Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT), Fábio Félix (PSOL), Leandro Grass (REDE) e Júlia Lucy (Novo).
Na primeira rodada, o governador afirmou que sentiu um clima bastante positivo em relação a sua exposição de motivos sobre a importância do pacote e da urgente aprovação pela Câmara.
Pelos cálculos do governador cerca de 19 deputados da base e da oposição votarão a favor das medidas enviadas pelo Executivo.
Ibaneis Rocha, avaliou ser muito difícil algum deputado votar contra projetos que visam desafogar os hospitais e melhorar o atendimento à população como a que prevê mudanças no modelo do Instituto Hospital de Base (IHB), que será estendida para seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAS) e do Hospital de Santa Maria.
No pacote de medidas tem a que permite ao governo criar gratificações aos policiais civis e militares que quiserem fazer horas extras e ajudar no combate à criminalidade e melhorar a segurança nas cidades.
Além desses pontos há também no pacote a criação das administrações regionais do Sol Nascente, Arniqueiras e Arapoanga, além da redução das alíquotas de impostos como o IPVA e ICMS, e a renegociação de dívidas.
Deputados Distritais que reuniram com o governador:
1. Cláudio Abrantes
2. Hermeto
3. Jorge Viana
4. José Gomes
5. Rafael Prudente
6. Robério Negreiros
7. Telma Rufino
8. Valdelino Barcelos
Você precisa fazer login para comentar.