O ASSUNTO É

NO BURACO E NA LAMA: Deputados Federais, Senadores e Distritais vão criar comitê para tentar salvar Governo Rollemberg

Publicado em

Tendo em Vista o grave Momento Político-Administrativo-Financeiro por que passa o Distrito Federal, os deputados distritais, federais e senadores eleitos pela Capital do País se reúnem nesta terça-feira (31) para firmar um pacto pelo DF. O coordenador da bancada no Congresso, deputado federal Izalci Lucas (PSDB), vai sugerir aos colegas a criação de um Comitê de Avaliação Estratégica (CPAE) para ajudar o Distrito Federal a sair da crise em que se encontra. Se aprovada pelos parlamentares, a sugestão será levada ao governador Rodrigo Rollemberg . Resta saber se o governador  aceita.

barra-radar

letra-oCPAE será composto por 1 senador, dois deputados federais e 3 deputados distritais. O coordenador da bancada federal e o presidente da Câmara Legislativa terão assento garantido, além das demais cotas anteriormente citadas. O Comitê terá reuniões quinzenais com o governador e/ou membros do governo local por ele indicados para o levantamento de dados e a apresentação de sugestões setoriais para ações de curto prazo e também para a definição de programas estratégicos de médio e longo prazo. Poderá ainda propor reuniões com entidades de classe ou quaisquer outras representantes da sociedade organizada do DF com vistas a levantar dados e sugestões para a melhor definição dos rumos político, administrativo e financeiro do Distrito Federal.

O CPAE terá funções apenas consultivas e de aconselhamento, sendo que o governador terá plena liberdade para acatar ou não as sugestões apresentadas pelo Comitê.

1-IZALCIO deputado Izalci vai sugerir também alguns temas prioritários para o debate e deliberação dos parlamentares. Dentre eles, a CRISE HÍDRICA para se buscar resolver as questões que travam Corumba IV; a definição no PDOT e na LUOS de áreas para desenvolvimento econômico em cada Região Administrativa; a recuperação dos recursos do Fundo Constitucional; a regularização fundiária por meio de parceria com a Polícia Federal, Exercito, Ministério da Defesa, Ministério Público e TJDT a exemplo do que está sendo feito no Pará e Amazonas e, por fim, a questão das tarifas do transporte público.

Para o parlamentar tucano que coordena a bancada do DF no Congresso, a intenção dos parlamentares é ajudar o Distrito Federal a sair da crise e voltar a oferecer oportunidades e serviços de qualidade à população. “Tem coisas que são da esfera da política local e outras que são da federal. Vamos buscar essas alternativas juntos”, lembrou Izalci.

faviconradardfPostado por Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mical Damasceno: quando política e fé se harmonizam, ganha a sociedade

Não tenho a menor convivência com essa deputada, salvo engano, a vi, pessoalmente, uma única vez, quando da visita do então presidente Bolsonaro, na...

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar