O presidenciável Jair Bolsonaro, líder nas pesquisas de intenção de voto no DF, terá dois palanques no Distrito Federal, se o senador Magno Malta (PR-ES), aceitar ser o vice do parlamentar fluminense
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Depois da ordem de prisão do ex-presidente Lula, que deve se apresentar até as 17 horas desta sexta-feira (06) à Policia Federal de Curitiba, o assunto que mais chama a atenção da classe política do DF é se o senador Magno Malta (PR-ES), aceitará ou não a proposta para ser o vice da chapa de Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL à presidência da República.
Caso isso ocorra, haverá dois palanques para o presidenciável no DF. O primeiro seria capitaneado por dois grandes puxadores de votos: o pré-candidato a governador Jofran Frejat (PR-DF) e o pré-candidato a senador Alberto Fraga (DEM-DF).
O segundo palanque será comandado pelo general Paulo Chagas, do mesmo partido de Bolsonaro. O general Chagas concorre também ao Buriti.
Magno Malta é um dos mais fortes entusiastas da candidatura Bolsonaro e, assim como o parlamentar fluminense, o senador pelo Espirito Santo é adepto do discurso linha dura no combate à criminalidade e um feroz crítico aos partidos de esquerda, principalmente o PT.
Malta é cogitado como vice do parlamentar fluminense desde o ano passado.
Se prosperar a ideia da aliança entre o PSL e o PR, a pré-candidatura de Jofran Frejat, ao governo do Distrito Federal, dará um salto multiplicador impulsionada pela união de forças eleitorais.
Bolsonaro, Frejat e Alberto Fraga, surfam no topo de todas as pesquisas de intenção de voto realizadas até agora no DF.
Na mais recente coleta de dados no DF, ocorrida entre os dias 13 a 20 de março, que o Radar teve acesso, o presidenciável tem 23,5% enquanto o ex-presidente Lula tem 14,4%, Marina Silva (REDE), 6,9%, Ciro Gomes (PDT) 5,7% e Alckmin (PSDB) com 3,4%.
Na mesma pesquisa, o médico Jofran Frejat, deixa todos seus principais concorrentes longe do alcance do Buriti.
A expectativa de vitória do pré-candidato do PR-DF quando a pergunta é:
“Quem você acha que irá ganhar as próximas eleições para governador do DF? ”, 45% dos 4.034 entrevistados responderam o nome de Frejat.
Nessa mesma união de forças políticas, em torno de Bolsonaro e Jofran Frejat, está o deputado federal e presidente do DEM-DF, Alberto Fraga, oficialmente lançado como pré-candidato a senador na chapa majoritária encabeçada pelo ex-secretário de saúde do DF.
Fraga que é coronel da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal e membro da “bancada da bala” da Câmara Federal, é seguidor de carteirinha do amigo e colega da época de academia Jair Bolsonaro.
De acordo com os mais recentes dados coletados no DF, o desempenho de Fraga como pré-candidato a senador, é o segundo mais bem avaliado entre todos os concorrentes que postulam disputar uma das duas vagas de senador.
Assessores próximos a Jofran Frejat, informaram ao Radar, que conversas entre o PSL de Bolsonaro e o PR nacional está bastante evoluída para que o senador Magno Malta, seja o vice do presidenciável.
Além de agregar votos de parte da população evangélica, Malta também conta com forte influência eleitoral no DF.