O ASSUNTO É

Morte de Clezão reacende debate sobre anistia aos presos de 8 de janeiro

Publicado em

A notícia da morte de Cleriston Pereira da Cunha, de 46 anos, ocorrida nesta segunda-feira (20), no presídio da Papuda, reacendeu a urgência da votação do projeto de anistia dos presos políticos do dia 8 de janeiro.

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), autor da proposta, novamente se manifestou sobre a anistia, após a morte de Clezão, como o preso político era conhecido.

Onze meses após os atos de 8 de janeiro, quando foram presas mais de 2 mil pessoas, ainda há mais de 100 presos na Penitenciária da Papuda, em Brasília, acusados pela invasão das sedes dos Três Poderes.

Clezão faleceu no presídio da Papuda após sofrer mal súbito durante o banho de sol. Em setembro, o Procurador-Geral da República concedeu um parecer favorável à soltura do preso por motivos de saúde, porém, o processo não foi despachado pelo juiz responsável.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que está à frente do inquérito, sobre os atos de 8 de janeiro, solicitou informações hoje sobre os acontecimentos em torno da morte do detento.

No Senado, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Cleriston Pereira da Cunha, considerado o primeiro preso político acusado pelos atos do dia 8 de janeiro a falecer enquanto estava na cadeia. Veja aqui.

A morte do detento e a negligência em relação às providências para a sua soltura levantaram questionamentos sobre a importância de se aprovar o projeto de anistia o mais rápido possível.

A proposta de anistia dos presos políticos de 8 de janeiro visa reparar injustiças e garantir a liberdade daqueles que foram detidos por participarem de manifestações políticas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Publicado o calendário escolar da rede pública para 2025

O calendário escolar 2025 está disponível, conforme a Secretaria de Educação (SEEDF). As informações estão no site oficial da pasta, facilitando o planejamento de...

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação