O ASSUNTO É

Ministério Público apura suspeita de “caixa dois” na política do DF

Publicado em

De onde estão vindo o dinheiro gasto por Rodrigo Rollemberg, Alberto Fraga, Eliana Pedrosa, Rogério Rosso e Júlio Miragaya? É o que quer saber o ex-presidente da OAB-DF, e candidato a governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O Ministério Público vai apurar suspeita de “caixa dois” na política do DF. Apesar da campanha eleitoral completar nove dias nesta sexta-feira (24/08), os respectivos candidatos acima citados em uma representação feita à Justiça Eleitoral, até agora não informaram de onde está vindo a dinheirama empregada  nas respectivas campanhas

Por Toni Duarte//RADAR-DF

O candidato a governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB),  ingressou nesta sexta-feira (24/08), na Justiça Eleitoral, com uma representação contra as candidaturas de Rodrigo Rollemberg (PSB), Alberto Fraga (DEM), Eliana Pedrosa (Pros), Rogério Rosso (PSD) e Júlio MIragaya (PT).

A representação judicial chama atenção da justiça para os volumosos gastos nas respectivas campanhas, com materiais, produções e contratação de centenas de profissionais, sem que tenham sido até o momento declarado à Justiça Eleitoral nenhuma entrada de recursos financeiros.

Para Ibaneis Rocha, os referidos candidatos têm atuado em claro descumprimento aos art. 28, § 4o da Lei 9.504/1997 c/c art. 50, I da Resolução 23.553/2017, os quais prevêem a obrigatoriedade de os partidos e candidatos informarem à Justiça Eleitoral “os dados relativos aos recursos financeiros recebidos, em até 72 (setenta e duas) horas contadas do seu recebimento”.

De acordo com os fundamentos expostos na peça enviada ao Ministério Público Eleitoral , os candidatos mencionados têm violado frontalmente o previsto na legislação eleitoral, podendo a omissão na prestação de contas parcial gerar graves consequências capazes de macular a legitimidade do pleito, bem como de impedir o efetivo controle das contas pela Justiça Eleitoral.

“Dessa forma, apresenta-se a presente representação ao Ministério Público Eleitoral na expectativa de que os indícios ora apontados possam ser investigados de acordo com as ferramentas que o parquet entender pertinentes, visando a impedir o prosseguimento de práticas contrárias à lei e à Resolução/TSE n.º 23.553/17”, destaca a representação.

Clik aqui para ler  a representação na íntegra

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar