O Brasil já foi conhecido como o país dos banguelas. Será que o ainda é? Sim, ainda temos muita gente banguela, pelo menos 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente na boca e 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária.
Uma triste realidade que Marli Rodrigues, candidata a deputada federal (MDB) e presidente licenciada do SindSaúde, pretende mudar, começando aqui pelo Distrito Federal.
Marli da Saúde, como é conhecida no meio em que atua, defende a criação do programa Dentistas nas Escolas.
O projeto prevê a instalação de um consultório odontológico em cada uma das 700 escolas públicas do DF.
“A saúde começa pela boca. Quando a saúde bucal está deficiente, todo o nosso corpo fica mais vulnerável e aberto a doenças que nem imaginamos que possam ser causadas pela cárie, como infecção nos rins, artrite, coração e até embolia pulmonar”, afirma Marli.
A candidata defende que para a realização do projeto é preciso fazer um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação.
“Antes de mais nada é preciso que a Saúde e a Educação estejam alinhadas nesse projeto. Temos de conhecer a realidade de cada escola, principalmente na área rural, local onde se tem mais dificuldade de acesso à saúde pública”, confirma.
Marli afirma que caso seja eleita, destinará emendas públicas como deputada federal para que o projeto vire realidade.
De acordo com a candidata, mais de três mil cirurgiões-dentistas passaram no último concurso da Secretaria de Saúde do DF e esperam ser nomeados.
“Gente, mão de obra qualificada a gente tem para atender a esses alunos.
De um lado a gente tem centenas de dentistas que esperam a sua nomeação na Saúde e do outro a gente tem milhares de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento odontológico. O que falta agora é colocar um de frente para o outro para que esses alunos tenham a chance de ter uma saúde bucal preventiva”.
Atualmente, o DF tem quase 500 mil alunos matriculados nas escolas públicas.
Se depender do projeto da candidata, a saúde bucal preventiva e de promoção desses alunos estará em dia, um compromisso defendido por Marli da Saúde.