O ASSUNTO É

Marli defende criação do programa “Dentistas nas Escolas”

Publicado em

O Brasil já foi conhecido como o país dos banguelas. Será que o ainda é? Sim, ainda temos muita gente banguela, pelo menos 16 milhões de pessoas vivem sem nenhum dente na boca e 39 milhões de brasileiros usam prótese dentária.

Uma triste realidade que Marli Rodrigues, candidata a deputada federal (MDB) e presidente licenciada do SindSaúde, pretende mudar, começando aqui pelo Distrito Federal.

Marli da Saúde, como é conhecida no meio em que atua, defende a criação do programa Dentistas nas Escolas.

O projeto prevê a instalação de um consultório odontológico em cada uma das 700 escolas públicas do DF.

“A saúde começa pela boca. Quando a saúde bucal está deficiente, todo o nosso corpo fica mais vulnerável e aberto a doenças que nem imaginamos que possam ser causadas pela cárie, como infecção nos rins, artrite, coração e até embolia pulmonar”, afirma Marli.

A candidata defende que para a realização do projeto é preciso fazer um convênio entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação.

“Antes de mais nada é preciso que a Saúde e a Educação estejam alinhadas nesse projeto. Temos de conhecer a realidade de cada escola, principalmente na área rural, local onde se tem mais dificuldade de acesso à saúde pública”, confirma.

Marli afirma que caso seja eleita, destinará emendas públicas como deputada federal para que o projeto vire realidade.

De acordo com a candidata, mais de três mil cirurgiões-dentistas passaram no último concurso da Secretaria de Saúde do DF e esperam ser nomeados.

“Gente, mão de obra qualificada a gente tem para atender a esses alunos.

De um lado a gente tem centenas de dentistas que esperam a sua nomeação na Saúde e do outro a gente tem milhares de crianças e adolescentes que necessitam de atendimento odontológico. O que falta agora é colocar um de frente para o outro para que esses alunos tenham a chance de ter uma saúde bucal preventiva”.

Atualmente, o DF tem quase 500 mil alunos matriculados nas escolas públicas.

Se depender do projeto da candidata, a saúde bucal preventiva e de promoção desses alunos estará em dia, um compromisso defendido por Marli da Saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Absorva o Bem amplia alcance com instalação de novas caixas na Rodoviária do Plano

O projeto Absorva o Bem foi ampliado com mais caixas espalhadas nos banheiros da Rodoviária do Plano Piloto. O programa da Secretaria de Atendimento...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar