Especialista em direito fundiário, o advogado Mário Gilberto Oliveira disse não ter dúvidas de que o Dr. Carlos Araújo, candidato a deputado distrital, é o nome que os mais de 1 milhão e meio de pessoas que moram em situação irregular no DF, precisa para defender a segurança jurídica de suas moradias
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Na última década, a Câmara Legislativa não contou com um nome entre os 24 deputados distritais que carregasse a bandeira da regularização fundiária. Foi também nestes últimos 10 anos que o GDF pouco se importou com projetos habitacionais para oferecer à população crescente, que chega em torno de 3 milhões e 200 mil habitantes.
Segundo projeções feitas pelos próprios órgãos de governo, como a Secretaria de Habitação e Codeplan, cerca de 1 milhão e meio de pessoas moram em terras da União e da Terracap.
Só nos condomínios, em processo de regularização, estima-se uma população de 400 mil famílias. A maior parte mora no Jardim Botânico, a maior cidade condominial do DF, cuja região tem 90 mil pessoas.
Em 2014, Rollemberg, então candidato ao Buriti, esteve no Condomínio Estância Quintas da Alvorada ao lado de Rogério Rosso, Renato Santana e Augusto Carvalho, onde prometeram regularizar e não derrubar. No poder, Rollemberg e sua turma de antes mandou destruir sonhos com requintes de crueldade e seus acompanhantes deram as costas para os moradores. Veja Vídeo:
Nos últimos quatro anos o governo socialista destruiu por meio da Agência de Fiscalização (Agefis), mais de 20 mil moradias. Grande parte estava no Sol Nascente, Estrutural, São Sebastião, 26 de setembro, Guará, Jardim Botânico, Vicente Pires e Sobradinho.
O avanço dos tratores sobre as moradias que estão há mais de 20 anos à espera da regularização se deu em face da ausência de uma voz firme que pudesse traduzir o desespero das famílias humilhadas e chamadas de grileiros.
Enquanto nos parlamentos ninguém se importava com isso, uma parcela significante da população fez frente aos tratores e ao governo do ódio e da irresponsabilidade.
Foi nessa luta que o advogado Carlos Alberto Araújo se fez presente a cada derrubada. Tornou-se um representante sem mandato.
Para o renomado advogado Mário Gilberto Oliveira, o Dr. Carlos Araújo que concorre a uma vaga na Câmara Legislativa pelo Avante (Número 70333), será um parlamentar obstinado na defesa da regularização fundiária do DF.
Ele disse que o grave problema fundiário, que perdura há décadas, se agrava pela falta de vontade política e pela especulação imobiliária que favorece a grilagem.
“No Jardim Botânico, por exemplo, síndicos e condôminos historicamente vem votando em candidatos que não tem nenhuma relação ou interesse de defender a regularização fundiária que no DF é tão relevante quanto a saúde, a segurança e a educação”, apontou Mário Gilberto.
Ele afirmou ainda que o Dr. Carlos é um nome que tem afinidade com essa causa.
“Se sem mandato ele já faz tanto pela população que luta pela segurança jurídica de suas moradias, imagine com um mandato popular. O Dr. Carlos merece o nosso apoio”, disse Mário Gilberto.