O ASSUNTO É

Marcelo Queiroz propõe Frente Parlamentar sobre Doação de Órgãos

Publicado em

O deputado federal Marcelo Queiroz (Progressistas-RJ), em coautoria com a deputada Dani Cunha (União-RJ), protocolou a Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos que já conta com a assinatura de 233 parlamentares.

Transplantado renal desde 2017, Marcelo Queiroz destaca a importância do tema no momento em que o Brasil, pela primeira vez, passa pela situação mais crítica já vivenciada, com mais de 50 mil pessoas na fila aguardando por um transplante.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, a maioria espera por um rim: 29.690 pacientes.

Queiroz justificou que a frente parlamentar terá papel fundamental para dialogar com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) e demais órgãos públicos e privados.

“Também temos como objetivo dialogar com a sociedade em geral para aprimorar as políticas públicas relacionadas a doação de órgãos e tecidos. Como transplantado renal sei a importância de avançarmos com políticas públicas permanentes para o tema. Há muito o que melhorar para dar mais suporte para as pessoas que estão aguardando doação. Estou muito feliz de ter o apoio da deputada Dani Cunha para fortalecer as discussões da frente parlamentar criada,” afirmou o deputado.

Membro da Academia Nacional de Medicina e Diretor do maior centro de transplantes renais do mundo, o nefrologista José Osmar Medina, acredita que a iniciativa dará uma imensa contribuição para sociedade.

“O Brasil tem o maior sistema público de transplante de órgãos do mundo – no SUS – e ainda pode dobrar este número quando a doação aumentar. Está frente parlamentar vai contribuir para corrigir a disparidade geográfica na disponibilidade de transplantes, dando a mesma oportunidade para todos os brasileiros, independente de sua origem geográfica, enfatizou Medina. ”

Entre as principais propostas a serem discutidas está a instituição de um calendário fixo para realização de ações de conscientização para Doação de Órgãos e Tecidos e de Diagnóstico Precoce de Doença Renal com a dosagem da creatinina, a remuneração adequada dos centros de diálise e a garantia do transporte dos pacientes que realizam diálise.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar