Mais de 1,6 milhão de brasileiros em todo o mundo justificaram a impossibilidade de votar no segundo turno, que ocorreu no último domingo (30).
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF), o número já é maior do que o registrado no primeiro turno. Até às 16h de domingo, eram 1.639.088 justificativas.
No mapa divulgado pelo TRE mostra os locais com maior número de justificativas. Além do Brasil, Estados Unidos e países da Europa aparecem em vermelho, o que revela um alto número de pessoas.
De acordo com a Corte, até às 17h de ontem, 71 países já tinham fechado as seções. Oceania e Ásia também abrigam eleitores brasileiros, além de países da Europa e da África. Os cidadãos do exterior puderam acompanhar a apuração das urnas, em tempo real, assim como os eleitores do Brasil.
Eleitores residentes na Austrália começaram a votar a partir das 19h. Posteriormente, vieram os do Japão e da Coreia do Sul. Os últimos eleitores no exterior iniciaram a votação a partir das 12h, devido ao fuso horário, entre eles, San Francisco (EUA), Los Angeles (EUA) e Vancouver (Canadá).