O ASSUNTO É

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Publicado em

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, viu seu sonho de ocupar a vaga de Roberto Barroso no STF desmoronar após Lula optar por Jorge Messias, da AGU.

O senador, que articulou intensamente os interesses de Lula no Congresso e junto a ministros como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, se sentiu traído: “Depois de tudo que fez por Lula, sente-se usado, revelam seus aliados após a escolha de Messias.

Como consolo, Lula ofereceu apoio para Pacheco disputar o governo de Minas em 2026, plano rejeitado pelo senador, que almejava, a Corte, e não ao governo de Minas, com grande risco de ser derrotado.

A escolha de Messias, aliado petista desde a era Dilma, é vista como “retribuição partidária”.

Durante seus três mandatos, Lula indicou dez ministros para a Suprema Corte e chegará ao 11º ministro com a indicação de Jorge Messias.

A indicação política de ministros para o STF pelo presidente da República, embora prevista na Constituição, tem gerado desgaste da Corte, especialmente diante do crescente ativismo judicial.

Nos últimos anos, o STF tem extrapolado seu papel de guardião da Constituição, assumindo funções que se confundem com legislar, executar e julgar.

Casos como a intervenção em políticas públicas, decisões monocráticas de grande impacto e embates com o Legislativo alimentam a percepção de que a Corte se tornou um “superpoder”.

A escolha de nomes como o petista Jorge Messias, prioriza a lealdades partidárias em vez de critério técnico e com notável saber jurídico.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás entrega 448 moradias e fortalece inclusão com o Aluguel Nunca Mais

Goiás entrega 448 novas moradias do Programa Aluguel Nunca Mais, garantindo dignidade, inclusão social e o sonho da casa própria para famílias de baixa renda no Residencial Porto Jacarandá.

Mais Radar

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar