O ASSUNTO É

Lula envia projeto para recompor salário das forças de segurança do DF

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (28), o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN), que concede a recomposição salarial das forças de segurança do Distrito Federal.

Segundo a última proposta discutida dentro do governo federal e intermediada pela senadora Leila Barros (PDT-DF), com os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar, o aumento será feito em duas parcelas, sendo a primeira neste ano e a segunda em 2024.

Secretária diz que União não pode ignorar o transporte semiurbano do Entorno

“Alguns governos passaram e nem procuraram resolver essa situação. E hoje, depois de uma longa caminhada, temos um encaminhamento que encerra a briga por uma justa demanda que se arrastava há quase uma década”, explica a senadora Leila Barros (PDT-DF).

Com o texto assinado pelo presidente da República, a recomposição salarial tramitará no Congresso Nacional.

Como as forças de segurança do DF são custeadas com recursos da União, é necessário que esse acordo seja aprovado pelos congressistas.

Para isso, a proposta terá de ser submetida à deliberação da Comissão Mista de Orçamento e receber também aval de deputados e senadores em sessão conjunta do Congresso Nacional.

Como vai ficar

O aumento médio é de 18%, mas segundo informações veiculadas na imprensa, na negociação feita com o Palácio do Planalto, a proposta do GDF prevê uma diferenciação para alguns cargos. Nas corporações militares, por exemplo, os subtenentes terão um reajuste de 32,7%.

Com isso, o valor da Vantagem Pecuniária Especial (VPE) chegará a R$ 8.489,56. Os segundo-tenentes vão receber um incremento salarial de 19,1%.

Nos cargos da Polícia Civil, os ocupantes das classes especiais de delegados, perito criminal e perito médico-legista terão reajuste de 24,01%.

Dessa forma, as três categorias passarão a ter um teto de R$ 30.542,92 no subsídio.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições para o Selo Acessibilidade 2025 estão abertas

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Concurso Selo Acessibilidade, promovido pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). As ouvidorias que obtiverem as maiores...

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar