O ASSUNTO É

Júlia Lucy instala Frente Parlamentar e GDF estuda firmar convênios para suprir demanda por creches

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou nesta segunda-feira (22) a Frente Parlamentar da Primeira Infância com objetivo de reunir esforços em defesa de ações e políticas públicas voltadas a crianças de zero a seis anos. A criação da Frente Parlamentar foi de iniciativa da deputada distrital Júlia Lucy. Ana Paula Hoff, mulher do vice-governador Paco Brito, participou do lançamento do colegiado e garantiu que o GDF irá firmar convênios para suprir demanda por creches

RADAR-DF//Informações Agência Brasília

A deputada distrital Júlia Lucy, autora da iniciativa e presidente do novo colegiado, disse acreditar na importância das creches especialmente para aquelas famílias menos favorecidas.

“As crianças que têm recursos vão para creches onde podem desenvolver seu potencial. Enquanto isso, quem nasce em lares onde a dificuldade econômica é grande, não tem acesso ao ensino de qualidade. Isso não é justo e faz com que, no futuro, a concorrência entre esses brasileiros seja desleal”, exemplificou.

Por meio de dados e pesquisas internacionais, Júlia Lucy destacou que crianças estimuladas na primeira infância são menos propensas a criminalidade e, quando adultos, têm acesso a melhores empregos.

“Cada dólar investido na primeira infância, sete outros dólares são economizados em um período de cinco anos. Ou seja, direcionar recursos públicos para essa fase da vida não significa gastar; significa investir”.

Segundo a distrital, a Frente Parlamentar pretende se tornar um agregador de ideias e projetos que empurrem o Distrito Federal para a vanguarda.

“Muito além de mais vagas em creches, vamos defender políticas e ações de atenção as crianças, no sentido mais amplo o possível da expressão”.

Para Ana Paula Hoff, mulher do vice-governador Paco Brito que participou do ato de instalação da Frente Parlamentar, há uma grave carência de creches e serviços voltados à primeira infância que o governo pretende suprir por meio de convênios com o terceiro setor.

“A proposta não é apenas abrigar as crianças, mas principalmente ajudar no desenvolvimento de todas elas, com estímulo adequado e cuidado”, afirmou Ana Paula.

Durante a sessão solene, outros assuntos foram destacados como o acolhimento da profissional mãe no mercado de trabalho; o planejamento familiar; melhoria nos serviços de saúde do neonatal a infância; e a destinação das emendas parlamentares destinadas com exclusividade para a educação infantil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»