O ASSUNTO É

José Humberto ou Kaline Gonzaga? Ibaneis decidirá quem vai ocupar a Casa Civil

Publicado em

Dois nomes surgiram em poucas horas após a saída de Eumar Novacki da Casa Civil do governo Ibaneis Rocha, ocorrida nesta segunda-feira (13/05). No páreo estão José Humberto, que é secretário do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental, e a advogada Kaline Gonzaga, atual chefe de gabinete do governador

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Nesta segunda-feira Eumar Novacki, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura do governo Temer e atual Chefe da Casa Civil  do governo Ibaneis Rocha, pediu para sair.

Sem o poder da caneta, Novacki , já vinha sinalizando a sua retirada do governo em decorrência do esvaziamento de poderes de sua pasta.

A tarefa de publicar no Diário Oficial do DF as principais medidas do Executivo local, por exemplo, já não era mais de sua competência.

A demanda passou ser feita diretamente pela chefe de gabinete do governador Kaline Gonzaga.

Rumores nos bastidores do Buriti dão conta que a divergência entre os dois era grande.

Apesar do governador Ibaneis Rocha sustentar que não tem pressa para nomear um novo secretário da mais importante pasta e considerada o coração do governo, no entanto não é apenas o nome de José Humberto Pires que é dado como certo para ocupar a vaga.

No páreo aparece também a chefe de gabinete Kaline Gonzaga que já vem  fazendo um estágio como secretária da Casa Civil.

Zé Humberto, é mais conhecido pela classe política tradicional do DF. Um trator para trabalhar e já foi chefe da Casa Civil no governo Arruda.

No período da transição o empresário foi cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do novo governo. Mas ele não topou o convite de Ibaneis.

Na época alegou “compromissos institucionais e profissionais” que impediam de assumir um cargo na administração pública.

Em seguida ele foi nomeado por Ibaneis para ser secretário do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental, onde se encontra atualmente.

Já a chefe de gabinete Kaline Gonzaga é muito próxima a Ibaneis Rocha desde a época em que ele foi o presidente da OAB-DF.

A articulada advogada foi chefe de gabinete da presidência do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também integrou o Comitê de Administração e foi membro da Comissão Especial de Direito Administrativo;  da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais; coordenadora do Órgão Especial do Conselho Pleno/Gerência de Órgãos Colegiados e coordenadora da Terceira Câmara/Gerência de Órgãos Colegiados da instituição. Uma baita profissional.

Kaline possui um invejável currículo no mundo jurídico, porém ainda pouco conhecida pelo pedregoso mundo político.

O jogo tá jogado. Cabe ao governador escolher quem vai para a Casa Civil: José Humberto ou Kaline Gonzaga?

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar