O aumento das passagens de ônibus feito pelo governador Rollemberg reacendeu na memória popular a antiga proposta do ex-candidato a governador do DF, em 2014, o médico Jofran Frejat. Na época, ele prometia implantar a tarifa de ônibus a 1 real. Consultado por Radar, nesta quinta-feira (05), o ex-candidato ao Buriti, disse que, com o atual cenário, não estaria bem certo se caberia alguma redução nos preços das passagens de ônibus do DF
ois anos e dois meses que separam a disputa eleitoral de 2014 e o aumento das passagens de ônibus, ocorrida na última segunda-feira 2, o médico Jofran Frejat que no segundo turno embalou a sua campanha ao governo do Distrito Federal com jingle “Eu ando de ônibus e vai melhorar, agora vou ter a Tarifa Frejat”, disse que não seria um demagogo em afirmar que o governo não reduz as passagens porque não quer.
“Naquela época, eu estava convicto e tinha certeza de que daria para implantar a tarifa de 1 real diante de dados fornecidos por um grupo de estudos da UNB e pelo antigo Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (GEIPOT), especialista em coordenar e desenvolver uma série de estudos de transportes. Hoje, não tenho elementos suficientes para ter a mesma convicção. Seria um demagogo se fizer qualquer afirmativa neste sentido”, disse Frejat.
A “Tarifa Frejat”, se tornou um fenômeno nas ruas do Distrito Federal e seria a grande cartada de campanha de Jofran para tentar virar o jogo no segundo turno da eleição de 2014. A ideia do candidato era usar metade do dinheiro arrecadado com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para subsidiar as passagens, que na época custavam entre R$ 1,50 e R$ 3. O bilhete seria único. Frejat perdeu para Rollemberg que prometeu a implantação do bilhete único o que até hoje não cumpriu.
SÓ PARA RECORDAR…
[embedplusvideo height=”440″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2iYcmaC” standard=”http://www.youtube.com/v/tm2GBuuD39Q?fs=1″ vars=”ytid=tm2GBuuD39Q&width=600&height=479&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep3289″ /]
Você precisa fazer login para comentar.