O presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), aos poucos vai se desgrudando do governador Rodrigo Rollemberg e trabalha fortemente para viabilizar uma candidatura a governador do Distrito Federal em 2018, por meio de um grupo político que reúne nomes de peso como Cristovam e Reguffe
Por Toni Duarte
Nesta terça-feira (26), o deputado Joe Valle mandará um recado ao governador Rodrigo Rollemberg por meio do PLC n° 122/2017, de autoria do Executivo que irá ditar as novas regras do IPREV. A proposta pode ser aprovada pelo plenário, mas não do jeito que foi enviado pelo Executivo.
O próprio Joe apresentou um substitutivo que surgiu do debate entre distritais e representantes das categorias de servidores. Caso seja aprovado será um tapa nas pretensões do governador que visava meter a mão, a vontade, no dinheiro da aposentadoria dos servidores do GDF. Para contrapor a emenda do Joe, o governo também apresentou outro substitutivo, por meio do líder do Governo, Agaciel Maia que mantém quase tudo da proposta original.
A proposta de Joe Valle atende ao clamor das 32 categorias de servidores que reagiram contra a fome do governo em querer usar o dinheiro das aposentadorias como bem entendia, sem deixar claro como o dinheiro tomado pelo governo seria reposto.
Desde que assumiu o comando da Câmara Legislativa, em fevereiro do ano passado, o deputado Joe Valle tem colocado em prática os compromissos feitos com os distritais. Entre os compromissos está o de livrar o legislativo da pecha de “puxadinho do Buriti” ou de “câmara submissa” aos caprichos do Executivo.
O distanciamento entre Joe Valle e Rollemberg começou quando lançou o seu nome como candidato a presidência da Câmara Legislativa contra a vontade do governador que impôs a candidatura do distrital Agaciel Maia. Rollemberg foi derrotado. Como presidente da CLDF, Joe Valle mostrou a que veio ao derrubar o aumento das passagens de ônibus, cuja medida legislativa o governo teve que recorrer à justiça para manter o aumento da tarifa e assumir sozinho o desgaste popular.
No caso do Iprev, Rollemberg e seus poucos aliados caminham para a forca, cujo carrasco a puxar a corda curta no ano eleitoral é o próprio povo.
Nos bastidores, com o olhar focado na campanha eleitoral do próximo ano, o presidente da CLDF se aproxima das lideranças políticas que fazem oposição ao governo Rollemberg a quem disse “não” ao ser convidado para ser o seu vice da improvável reeleição. No entanto Joe Valle já sentou com Frejat, Alírio, Fraga e Izalci, mas tende se acertar mesmo é com Reguffe e Cristovam olhando para o Buriti.