A segunda vaga de candidato a senador, da chapa majoritária liderada por Jofran Frejat, pode ser ocupada pelo presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), caso consiga convencer a direção nacional do PDT por uma aliança no DF com o PR. Se isso ocorrer o ex-vice-governador Paulo Octávio (PP), desistiria da sua pré-candidatura ao senado e disputaria uma das oito vagas da Câmara Federal
Por Toni Duarte
O deputado distrital Joe Valle, viajou nesta quinta-feira ao Rio de Janeiro, para ter uma conversa pessoal com Carlos Lupi, presidente nacional do PDT.
Segundo apurou o Radar, Joe Valle estaria levando ao conhecimento de Lupi, a sua desistência de concorrer ao Buriti; de oficializar a sua pré-candidatura ao Senado e levar o PDT-DF para a aliança com o Partido da República de Jofran Frejat pré-candidato e franco favorito na corrida ao governo do Distrito Federal nas eleições desse ano.
Um dos fatos que mais motivou Joe Valle a voltar a conversar com Jofran Frejat foi a dúvida que paira sobre a pré-candidatura ao Senado do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio.
Das duas vagas a senatória, da majoritária liderada por Frejat, uma pertence ao deputado federal Alberto Fraga, presidente do Democratas e a outra seria disputada por Paulo Octávio.
No entanto, o empresário está indeciso se mantém ou não a sua pré-candidatura ao Senado.
O motivo está relacionado a uma decisão proferida por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida no mês passado, que indeferiu pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-vice-governador do DF.
Paulo Octávio tenta reunificar a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal (MPF) na Operação Caixa de Pandora. Das 17 denúncias, que envolvem 33 réus, Paulo Octávio responde a 10 ações, as quais têm as penas somadas.
Juntas, elas podem render 14 anos de prisão ao empresário caso ele seja condenado. Esse é um dos principais motivos que estaria levando P.O, desistir do Senado e fazer a sua opção pela disputa de uma das oito vagas da Câmara dos Deputados.
E o Joe? O presidente do poder legislativo sabe das reais chances de se tornar senador pela chapa de Frejat que lidera todas as pesquisas de intenção de voto. Além do mais, o seu partido, tem condições de eleger um deputado federal dentro de uma outra coligação.
Nos bastidores, Georges Michel, o dono do partido no DF, estaria ameaçando impor um nome, caso Joe Valle desista da candidatura a governador e deixá-lo sem legenda.
“E daí? ” Reagem os apoiadores do presidente da CLDF. “Ele não é obrigado a ir para a forca política só para fazer a vontade do presidente do PDT-DF. ”, confidenciou um seguidor de Valle ao Radar.
O fato é que Joe Valle, que não nasceu ontem, deve ter algumas cartas na manga que o faz anunciar repetidas vezes, que na política tem fila; que a frente dela está Jofran Frejat e que tem a liberdade de escolha sobre o seu próprio destino político.
Por toda a próxima semana fatos bombásticos ocorrerão. É aguardar para ver.