Na sua primeira entrevista coletiva dada a 32 blogueiros de política da ABBP, nesta terça-feira (20), o presidente eleito da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Joe Valle (PDT), afirmou que o seu trabalho será de busca por uma resignificação do legislativo local
o segundo mandado como deputado distrital, a vitória de Joe Valle à presidência da Câmara Legislativa foi avaliada como uma “surpresa” da forma como venceu, pelo desempate, do seu colega Agaciel Maia, candidato apoiado, escancaradamente, pelo governador Rodrigo Rollemberg.
Uma semana após a eleição da mesa diretora, o novo presidente volta a surpreender ao propor uma nova metodologia de comando da CLDF para os próximos dois anos. Na entrevista concedida, Joe Valle fez questão de convidar os novos membros da mesa diretora, como o deputado Raimundo Ribeiro (PPS), um dos maiores desafeto político do governador Rollemberg, para reafirmar que a Câmara Legislativa será comanda por um colegiado e não apenas pelo presidente e que ela não será um “puxadinho” do Executivo como muitos imaginam por aí.
“Estou fazendo um gesto para dizer aos deputados que é possível fazer um trabalho pela melhoria do legislativo como órgão representativo da sociedade e que a cidade precisa de todos nós”.
Joe Vale disse que a Câmara legislativa tem passado por campanhas negativas que tentam descredenciar a Instituição como um espaço da democracia junto à população. “Precisamos nos decidir se é importante ter uma representação aqui ou não”.
Ele disse que neste processo de resignificação da CLDF que pretendente imprimir a partir de janeiro do próximo ano quando tomará posse do cargo é fazer com que os deputados atendam as suas bases, já que todos representam parcelas da sociedade e que a Câmara precisa trabalhar para se livrar do estigma que é um peso morto.
O novo presidente afirmou que as pautas negativas contra parlamentares vão ser tratadas dentro dos mecanismos que a Câmara possui como a mesa diretora, a corregedoria, a comissão de Ética, Comissão de Constituição e Justiça e o Plenário.
“O melhor jogo que queremos jogar é o de representar bem o cidadão e o de fiscalizar o Executivo que é uma função precípua da nossa Casa, o que a gente faz muito pouco. Mas, vamos fazer isso com responsabilidade, não fechando os olhos para as coisas erradas ou apenas para alimentar a política do quanto pior, melhor”, destacou.
Joe Valle disse ainda que as comissões temáticas da Câmara serão fortalecidas. Ao final da coletiva o presidente eleito convidou jornalistas e blogueiros para participarem do processo de replanejamento da comunicação da Casa.
“Precisamos mostrar uma Câmara Legislativa que Brasília ainda não conhece. Queremos mostrar esse novo momento para que a sociedade possa ter orgulho de ser bem representada e que possamos livrar o parlamento do triste conceito de que todos que a ele integram são corruptos. O meu piso é a legalidade. Do piso para cima vamos reconstruí tudo. Do piso para baixo, nenhum fio de cabelo. Essa é uma visão que vou imprimir dentro da nossa mesa diretora que será um órgão colegiado”, disse ele.
VEJA TRECHO DA ENTREVISTA NA TV RADAR
[embedplusvideo height=”325″ width=”600″ editlink=”http://bit.ly/2hSPzwU” standard=”http://www.youtube.com/v/_v-tgEaDvSE?fs=1″ vars=”ytid=_v-tgEaDvSE&width=600&height=367&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep6331″ /]
Você precisa fazer login para comentar.