O ASSUNTO É

JOE VALLE AFIRMA QUE PROJETO DO EXECUTIVO, para transformar o Hospital de Base em Instituto, não será aprovado sem ouvir a sociedade

Publicado em

Rollemberg exige pressa na aprovação do projeto de lei que transforma o mais importante hospital de alta complexidade de Brasília em Instituto por acreditar que, dessa forma, poderá tirar a saúde do caos. No entanto, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, garantiu ao Radar que nada será aprovado de forma açodada pelas Comissões sem a realização de audiências públicas com a participação de sociedade, principalmente dos servidores da Saúde

barra-radar

letra-ao apresentar no início da semana na Câmara legislativa o projeto para transformar o Hospital de Base em um instituto, o governador Rodrigo Rollemberg tinha a expectativa de que a proposta pudesse ser votada pelo plenário antes do final de junho.

Mas pela decisão do presidente da CLDF, Joe Valle, os debates em torno do projeto poderá consumir mais tempo do que imagina o governador, já que serão realizadas de três a quatro audiências públicas com a participação da sociedade.

“A saúde de Brasília tem que sair desse estado grave onde as pessoas estão morrendo nas portas dos hospitais por causa de uma situação que se arrasta por muitos governos. Do jeito que está não pode continuar. Esse projeto é bom? Não sabemos. Por isso é preciso debate-lo com responsabilidade e com a participação da sociedade. Se acertamos na implantação desse modelo o ganho será do Executivo do Legislativo e da Sociedade. Se der errado, o erro será de todos”, disse Joe Valle ao Radar.

O presidente da Câmara disse que os servidores da saúde serão convocados para dentro dessas audiências públicas e que especialistas na área de gestão serão ouvidos. O deputado lembrou que a situação da pasta da saúde do DF piorou nos últimos seis anos e que a troca de um secretário por ano, não resolveu o problema. Dos seis secretários, incluindo o atual Humberto Fonseca, são médicos. Nem mesmo um secretário consultor e especialista em Orçamento ficou por muito tempo.

“Então a onde está o erro? Na gestão? Não sei. A Câmara Legislativa vai ter que dividir a responsabilidade com a sociedade sobre esse projeto que visa transformar o Hospital de Base em um Instituto”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»