Rollemberg exige pressa na aprovação do projeto de lei que transforma o mais importante hospital de alta complexidade de Brasília em Instituto por acreditar que, dessa forma, poderá tirar a saúde do caos. No entanto, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, garantiu ao Radar que nada será aprovado de forma açodada pelas Comissões sem a realização de audiências públicas com a participação de sociedade, principalmente dos servidores da Saúde
o apresentar no início da semana na Câmara legislativa o projeto para transformar o Hospital de Base em um instituto, o governador Rodrigo Rollemberg tinha a expectativa de que a proposta pudesse ser votada pelo plenário antes do final de junho.
Mas pela decisão do presidente da CLDF, Joe Valle, os debates em torno do projeto poderá consumir mais tempo do que imagina o governador, já que serão realizadas de três a quatro audiências públicas com a participação da sociedade.
“A saúde de Brasília tem que sair desse estado grave onde as pessoas estão morrendo nas portas dos hospitais por causa de uma situação que se arrasta por muitos governos. Do jeito que está não pode continuar. Esse projeto é bom? Não sabemos. Por isso é preciso debate-lo com responsabilidade e com a participação da sociedade. Se acertamos na implantação desse modelo o ganho será do Executivo do Legislativo e da Sociedade. Se der errado, o erro será de todos”, disse Joe Valle ao Radar.
O presidente da Câmara disse que os servidores da saúde serão convocados para dentro dessas audiências públicas e que especialistas na área de gestão serão ouvidos. O deputado lembrou que a situação da pasta da saúde do DF piorou nos últimos seis anos e que a troca de um secretário por ano, não resolveu o problema. Dos seis secretários, incluindo o atual Humberto Fonseca, são médicos. Nem mesmo um secretário consultor e especialista em Orçamento ficou por muito tempo.
“Então a onde está o erro? Na gestão? Não sei. A Câmara Legislativa vai ter que dividir a responsabilidade com a sociedade sobre esse projeto que visa transformar o Hospital de Base em um Instituto”, afirmou.
Você precisa fazer login para comentar.