Há menos de 120 dias para o registro de candidaturas para a disputa eleitoral desse ano, o vice de Frejat, até agora, é uma incógnita. Desde que consolidou o seu nome como pré-candidato a governador do DF, vários nomes pousaram de vice do ex-secretário de saúde, principal líder nas pesquisas de intenções de votos nas eleições de outubro.
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Nomes como do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), do ex-presidente da Caesb, Fernando Leite, do empresário e presidente do PRB, Wanderley Tavares, do deputado distrital Wellington Luiz e até do Vasco da Gama, time preferido de Jofran Frejat, já pousaram momentaneamente de vice na chapa do ex-secretário de Saúde.
No entanto, o nome oficial guardado até agora em uma caixa de segredos, cuja indicação pertence ao MDB, pode ser do ex-presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, que apareceu no cenário político no ano passado e se retirou dele no final de fevereiro desse ano anunciando que não seria mais candidato a governador.
Nos bastidores há versões de que o advogado Ibaneis Rocha não está totalmente fora do jogo político no DF, conforme decisão tomada por ele na volta de uma viagem a Portugal e Espanha.
Ibaneis que chegou a pontuar nas pesquisas como pré-candidato ao Buriti, pelo MDB, desistiu, mas deixou algumas janelas abertas ao anunciar que iria trabalhar pela eleição de Jofran Frejat, seu conterrâneo do Piaui.
De forma elegante, Ibaneis justificou a sua decisão pelo interesse de disputar a Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil.
Além do mais, Ibaneis também justificou que não gostaria de ser motivo da desunião do grupo e que Frejat era o melhor candidato para tirar Brasília do caos.
Em conversas reservadas, o presidente do MDB, Tadeu Filippelli que é pré-candidato a deputado federal, deixa escapar que Ibaneis Rocha tem condições de representar a legenda e continuar na janela majoritária liderada por Frejat.
Seria ele então o vice? Filippelli desconversa dizendo que, por enquanto, o vice do Frejat, continua sendo o Vasco da Gama.