O ASSUNTO É

Ibaneis pode migrar para o PP e Rafael Prudente sair como vice dele em 2022

Publicado em

----- Continua após a publicidade -----

A vitória do deputado Arthur Lira (PP-AL), na disputa da presidência da Câmara provocou fortes repercussões no cenário político do DF, voltado para as eleições de 2022.

Há forte indicativo nos bastidores de uma provável migração do governador Ibaneis Rocha (MDB) para o Partido Progressista do senador Ciro Nogueira(PP-PI).

LEIA MAIS

SILÊNCIO DE LEILA! Senadora perde a voz sobre corrupção que atinge os amigos do vôlei

Caso isso aconteça, há de se perguntar: quem seria o provável nome para se tornar vice da futura chapa de Ibaneis com vistas as eleições de 2022?

A suposta mudança de partido, por parte de Ibaneis, a pedra mais visível aos olhos fixados no tabuleiro politico de Brasília tem nome e sobrenome e estar do outro lado da rua do  Buriti: Rafael Prudente, presidente pela segunda vez consecutiva da Câmara Legislativa.

Um jovem político que ganha luz própria desde 2014, quando foi eleito pela primeira vez a deputado distrital, acumula experiencia no âmbito da gestão pública e sabe exatamente o seu tamanho para compor uma chapa majoritária no embate eleitoral do próximo ano.

Em março de 2019, Prudente foi eleito presidente do MDB no Distrito Federal, em substituição ao ex-vice-governador Tadeu Filippelli que controlava o partido desde 2009.

Prudente teve o apoio de 64 dos 70 membros do diretório distrital para se tornar o dirigente da legenda no DF que atualmente comanda o governo do Distrito Federal na pessoa do governador Ibaneis Rocha.

No atual cenário, uma chapa puro-sangue, composta por dois emedebistas (Ibaneis/Prudente), em meio a tantos outros aliados partidários,  seria impensável, segundo os estrategistas políticos ligados ao mesmo grupo.

A mudança de Ibaneis do MDB para o PP  abriria a chance real de Rafael Prudente se tornar o próximo vice de Ibaneis que continua nadando de braçada na aprovação popular do DF, segundo as pesquisas realizadas até agora.

Neste provável contexto, a chapa majoritária ibanezista de 2022, segundo especula-se por aí, abrigaria o nome da deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) na disputa pela única vaga ao Senado.

A trilogia Ibaneis/Prudente/Flávia seria para muitos, a chapa dos sonhos para desencorajar qualquer adversário, mesmo aqueles que estão em situação cômoda, no meio do mandato, como o senador Izalci Lucas(PSDB) e a senadora Leila do Vôlei(PSB).

Se sofrerem uma derrota acachapante, na disputa pelo Buriti, tanto Izalci como Leila  dificilmente se manterão em 2026 no mesmo patamar de agora.

Há também quem afirme que a deputada Celina Leão PP-DF), que foi do pelotão de choque de Arthur Lira na disputada pela presidência da Casa, não retorne mais para a Secretaria de Esportes do DF onde ficou por oito meses, deixando a vaga no parlamento para o seu suplente Tadeu Filippelli (MDB).

Sobre a Leoa dizem os especuladores de plantão que ela estaria propensa a disputar a reeleição como deputada federal em 2022 sem se arriscar em maiores aventuras.

Os novos ventos capazes de promover mudanças no cenário político do DF devem se confirmar mesmo só após as águas de março.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

PM de Goiás lança operação Semana Santa para reforçar segurança

A iniciativa visa intensificar o combate a crimes contra a vida e o tráfico de drogas durante o feriado prolongado.

Mais Radar

Roosevelt Vilela defende a manutenção do Programa PERSE

Durante um debate em Brasília, o presidente da Comissão de Turismo da CLDF, criticou a decisão do governo federal de encerrar as isenções fiscais previstas no programa, alertando para os riscos de desemprego em massa no setor de hotelaria e de eventos, especialmente no Distrito Federal.

CASO MARIELE: União Brasil anuncia expulsão de Chiquinho Brazão

O parlamentar, representante do Rio de Janeiro, foi preso neste domingo (24) sob a acusação de ser um dos mandantes dos assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes em 2018.

Deputado Eduardo Pedrosa participa de Conferência da ONU

Na sede da ONU nos Estados Unidos, o deputado distrital e representante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos e da Atenção à Pessoa com Síndrome de Down apresentará iniciativas visando fortalecer a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência.

Rafael Prudente propõe banco de dados de agressores à mulher

Rafael Prudente enfatiza a necessidade de ação imediata dos órgãos públicos contra a violência de gênero e a reincidência de agressores. Segundo ele, o acesso a informações sobre os criminosos contribuirá  para a prevenção e proteção às mulheres.

Com iniciativa de Fábio Felix, CLDF concede 5° Prêmio Marielle Franco

O  deputado distrital ressaltou o papel do prêmio em reforçar a demanda por justiça nos casos de Marielle Franco e Anderson Gomes, assassinados há seis anos no Rio de Janeiro. O crime segue ainda sendo um mistério
----- Continua após a publicidade -----

Últimas do Radar

----- Continua após a publicidade -----

O Radar DF não permite essa ação

»
»