Entre os seis candidatos ao Buriti, sabatinados pelo portal Metrópoles, o advogado Ibaneis Rocha (MDB), está sendo avaliado por analistas políticos como quem mais passa confiança aos brasilienses, por conhecer gestão pública e pelas propostas apresentadas para tirar Brasília do caos. Aos poucos, o ex-presidente da OAB-DF, vai se tornando conhecido e pode crescer bastante nas pesquisas
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Não tem sido fácil para um candidato totalmente desconhecido, por nunca ter disputado uma eleição, alcançar seus principais concorrentes que deram largada antes mesmo do período da pré-campanha focados no Buriti.
No entanto, o candidato do MDB Ibaneis Rocha, que aparece em último lugar (2%) na pesquisa realizada pela Data Folha/ Globo, divulgada nesta quarta-feira (22/08), pode crescer, segundo os coordenadores de sua campanha, por melhor se apresentar nos debates e por apresentar melhores propostas.
A estratégia do candidato é dar volume na campanha na TV, redes sociais e nas ruas, nestes 47 dias que faltam para a realização das eleições dia 7 de outubro.
O objetivo é conquistar os votos do eleitorado que deseja a renovação na política e, principalmente, dos 24% dos eleitores que estão tendentes votar em branco ou nulo, além dos 8% que disseram não saber em quem votar, segundo levantamento realizado pela Data Folha.
Na semana passada, o advogado foi, entre os sete candidatos a governador do Distrito Federal, que melhor se colocou e mais empolgou no debate realizado pela TV Bandeirantes.
Já na rodada de sabatinas, realizada pelo Metrópoles, que o governador Rodrigo Rollemberg prefereiu fugir, encerrado nesta terça-feira, Ibaneis respondeu e se saiu bem respondendo aos questionamentos feitos por sindicalistas e por jornalistas sobre os mais variados temas.
Ele disse que irá implementar investimentos visando as melhorias da saúde, um dos principais problemas que aflige a população do DF, nos últimos quatro anos, e defendeu a continuidade do modelo SUS.
“Os recursos existem, já que Brasília é o único ente federativo que conta com auxílio da União para a área da saúde, segurança e educação . O problema são os casos de desmandos e de desrespeitos com o dinheiro público”, apontou Ibaneis.
Sobre o Instituto Hospital de Base , Ibaneis coloca dúvidas no atual modelo de gestão implantado pelo governo Rollemberg em janeiro desse ano.
“Como advogado e como pessoa pública, tenho responsabilidade com transparência. Não posso compactuar com um regime que queira tirar a transparência nas compras e nas contratações. Penso que o modelo da fundação é o ideal por dá agilidade nos processos e na Transparência necessária para que a população saiba como está sendo gasto a sua contribuição”, disse.
Ao ser questionado pelo fato de estar filiado ao MDB, partido acusado de envolvimento em casos de corrupção, Ibaneis afirmou que não tem compromisso com quem cometeu erros no passado.
“Sou advogado há mais de 25 anos, uma vida na defesa de servidores públicos e dedicada a sociedade , principalmente das pessoas mais humildes. Tenho convicção de que vou governar para todos. Acredito na renovação da política, acredito que dá para fazer política com boa vontade, com respeito à população e combatendo a corrupção”, finalizou.