O ASSUNTO É

Haddad torce pela aprovação da Reforma Tributária antes do recesso

Publicado em

Apesar do prazo curto e da necessidade de uma nova votação na Câmara dos Deputados, a reforma tributária tem chances de ser promulgada antes do recesso parlamentar do fim de ano. A expectativa é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 é considerada o principal desafio da agenda econômica do primeiro ano do governo Lula. Ela foi aprovada pelo plenário do Senado na última quarta-feira (8).

Ao comentar o resultado, o ministro Haddad deu nota 7,5 para o texto, mas destacou que a medida irá trazer mais investimentos para o Brasil e aumentar as exportações.

A reforma tributária tem sido amplamente discutida no país, com o objetivo de simplificar o sistema de arrecadação de impostos e torná-lo mais eficiente e justo.

A PEC 45/2019 propõe a substituição de cinco tributos que incidem sobre o consumo – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Programa de Integração Social (Pasep) – por um único imposto, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A proposta também prevê a criação de um imposto seletivo, que incidirá sobre produtos específicos, como cigarros e bebidas alcoólicas.

A aprovação da PEC 45/2019 no Senado foi considerada uma vitória para o governo, que busca impulsionar a economia e atrair investimentos.

Nesta quarta-feira (08) o ministro Haddad disse que a reforma tributária é fundamental para a retomada do crescimento econômico e a redução da carga tributária sobre as empresas.

Ele ressaltou que a medida irá promover uma maior simplificação do sistema tributário, reduzindo a burocracia e oferecendo mais segurança jurídica para os contribuintes.

Apesar disso, a reforma ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados antes de ser promulgada.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fundo Constitucional: Lula tentou derrotar o povo do DF, mas foi ele o derrotado

O povo do DF venceu! Lula sofreu uma grande derrota ao tentar extinguir o Fundo Constitucional, vital para segurança, saúde e educação. A exclusão do FCDF do projeto de cortes garantiu mais uma vitória à população brasiliense.

Mais Radar

Jornalistas e políticos celebram os 10 anos da ABBP na CLDF

ABBP comemora 10 anos com homenagem na CLDF. O deputado Roosevelt Villela destaca a democratização da informação e ética dos 33 portais. Senador Izalci Lucas e vice-governadora Celina Leão enaltecem legado da nova imprensa.

Futebol feminino no calendário oficial: lei é aprovada na CLDF

Projeto de Martins Machado promove reconhecimento, inclusão e fortalecimento do futebol feminino no Distrito Federal, ampliando visibilidade.

Deputado bolsonarista relatará PEC que limita militares na política

Paulo Bilynskyj (PL-SP) é nomeado relator da PEC 21/2021, que visa impedir a atuação de militares da ativa na política e cargo civil, em meio à tensão sobre o golpismo.

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação