O ASSUNTO É

Haddad torce pela aprovação da Reforma Tributária antes do recesso

Publicado em

Apesar do prazo curto e da necessidade de uma nova votação na Câmara dos Deputados, a reforma tributária tem chances de ser promulgada antes do recesso parlamentar do fim de ano. A expectativa é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 45/2019 é considerada o principal desafio da agenda econômica do primeiro ano do governo Lula. Ela foi aprovada pelo plenário do Senado na última quarta-feira (8).

Ao comentar o resultado, o ministro Haddad deu nota 7,5 para o texto, mas destacou que a medida irá trazer mais investimentos para o Brasil e aumentar as exportações.

A reforma tributária tem sido amplamente discutida no país, com o objetivo de simplificar o sistema de arrecadação de impostos e torná-lo mais eficiente e justo.

A PEC 45/2019 propõe a substituição de cinco tributos que incidem sobre o consumo – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre Serviços (ISS), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Programa de Integração Social (Pasep) – por um único imposto, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A proposta também prevê a criação de um imposto seletivo, que incidirá sobre produtos específicos, como cigarros e bebidas alcoólicas.

A aprovação da PEC 45/2019 no Senado foi considerada uma vitória para o governo, que busca impulsionar a economia e atrair investimentos.

Nesta quarta-feira (08) o ministro Haddad disse que a reforma tributária é fundamental para a retomada do crescimento econômico e a redução da carga tributária sobre as empresas.

Ele ressaltou que a medida irá promover uma maior simplificação do sistema tributário, reduzindo a burocracia e oferecendo mais segurança jurídica para os contribuintes.

Apesar disso, a reforma ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados antes de ser promulgada.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Prazo de confirmação de matrículas é reaberto para o QualificaDF

Foi reaberto o prazo de confirmação de matrículas para os candidatos convocados no Programa QualificaDF. Ao todo, estão sendo ofertadas 12.500 vagas em cursos...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar