Os 27 governadores dos Estados e do Distrito Federal estarão reunidos nesta sexta-feira(27), com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, a partir de 9h 30, no Palácio do Planalto.
Entre os temas que serão debatidos, está o pacto federativo em torno das relações entre a União com estados e municípios.
Lula pretende fazer reuniões periódicas com os chefes dos Executivos estaduais.
O governo de Jair Bolsonaro (PL), foi marcado por embates com os governadores, principalmente em razão das restrições definidas pelos estados para tentar conter a disseminação da Covid-19.
Ontem, durante o encontro realizado pelo Fórum dos Governadores, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), confirmou que a principal pauta com o presidente é pela retomada do pacto federativo.
Ela também destacou a importância da recomposição das despesas dos estados em decorrência do que chamou de “perda brutal” originada pela mudança na legislação do ICMS em 2022, durante o governo Bolsonaro.
Projeto aprovado em junho do ano passado limitou a alíquota do ICMS sobre os combustíveis, em uma medida para tentar conter os aumentos, principalmente, da gasolina e do diesel.