O ASSUNTO É

Frejat diz que nomear dois secretários para a saúde pode ser um equivoco

Publicado em

Ao ser consultado por Ibaneis Rocha (MDB), sobre a ideia de nomear dois secretários para a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o médico Jofran Frejat alertou o governador eleito para a confusão que ocorreria no poder de mando se tal ideia for consolidada. Frejat lembrou que no governo de Elmo Serejo o duplo comando da saúde não deu certo. O deputado distrital eleito Jorge Viana e o médico Gutemberg Fialho comungam da mesma opinião de Jofran Frejat

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Até agora ninguém sabe, a não ser o próprio governador eleito Ibaneis Rocha, como surgiu a ideia  da nomeação de dois secretários para comandar a Secretaria de Saúde do DF, a partir de janeiro do próximo ano quando se instala o novo governo.

A notícia viralizou nas redes sociais dessa semana e em grupos de whatsapp que reúnem servidores da saúde.

“Sem dúvida o maior problema a ser enfrentado pelo próximo governo do Distrito Federal é a saúde”, disse neste sábado ao Radar o médico e ex-secretário da saúde Jofran Frejat.

Ele confirmou que o governador eleito Ibaneis Rocha quis ouvir a opinião dele, bem como a do presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho e do deputado eleito e presidente do Sindate, Jorge Viana, sobre o setor da saúde.

Os três foram unânimes em orientar o governador de que criar duplo comando para gerir a pasta,  não seria uma boa ideia para tirar a saúde do caos em que foi submetida nos quatro anos do pior governador da história de Brasília.

Frejat lembrou que no governo de Elmo Serejo (1974 a 1979), a criação de um duplo comando para a Secretaria de Saúde não deu certo.

Na minha visão é um equivoco. O secretário da saúde tem que ser responsável pela ação primária até a quaternária se for o caso”, disse Frejat.

O médico e ex-secretário de saúde por quatro vezes, que chegou a liderar todas as pesquisas de intenções de voto na disputa pelo Buriti, antes de desistir da corrida eleitoral deste ano, disse ainda que sempre estará a disposição do governo Ibaneis para qualquer consulta em relação a saúde do DF.

“O governador Ibaneis terá meu apoio incondicional. Estou confiante que ele fará um bom governo que visa melhorar a vida dos brasilienses”

Frejat deixou claro, no entanto, que apesar dos convites, não pretende fazer parte do novo governo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»