O ASSUNTO É

Frejat desiste da disputa e o povo fica órfão! E agora, quem irá nos defender?

Publicado em

No fim da manhã de hoje (17), a declaração oficial de desistência da pré candidatura do médico Jofran Frejat ao Buriti, provocou uma hecatombe. Apesar de ser uma possibilidade, a partir de sua posição anunciada no fim de semana de rever a pré-candidatura, o fato é que poucos acreditavam que isso pudesse acontecer, de fato

Por Silene Almeida

As apostas davam conta de uma estratégia do agora ex pré-candidato para se fortalecer e se livrar de influências consideradas nefastas em seu grupo político. Mas, quase todas as previsões fracassaram e Frejat, desistiu mesmo de concorrer. O meio político ficou em polvorosa! Uns chorando e outros comemorando!

Muitos com cara de cachorro que caiu da mudança, sem saber o que fazer… Inclusive, os que apostavam que iriam “manipular” o veterano. Quem o conhece sabia que essa possibilidade de sacramentar a desistência era real: Frejat é “carne de pescoço”! Não compactua com interesses escusos e nem é marionete!

Nas redes sociais o lamento é uníssono! As pessoas estão órfãs da esperança. Foi um duro golpe nesse povo tão sofrido…

Nas padarias, no mercadinho, nos salões de beleza, nas filas dos bancos, em todos os locais a perplexidade e o desalento. Frejat tinha muito mais que meros 24,5% da preferência dos eleitores. Hoje, isso está cristalino!

Nos grupos de servidores, desesperança! Campanhas foram deflagradas ao longo da semana, em apoio à permanência do Dr Jofran Jogam na corrida ao Buriti. “Fica, Frejat”, “sou servidor, sou Frejat”, “Frejat, nesse eu confio “, dentre outras.

Agora, além da tristeza, a incerteza de quem votar e apoiar.

Alguns nomes surgem alvissareiros. Dentre eles, o do ex governador-tampão e Dep. Federal Rogério Rosso! De imediato e de olho nos votos dos servidores públicos, deu entrevista ao Correio Braziliense declarando que, pagará os re ajustes no primeiro mês de governo!

A afirmação foi recebida com desconfiança! Muitos recordaram a campanha de Roriz e os 28,8% que nunca foram pagos. Sem dúvida, qualquer candidato que se antecipar a essa pauta, pode sair na dianteira. Mas, não basta prometer! Tem que se comprometer com as lideranças e com os servidores! Mostrar de forma técnica e inequívoca como pretende fazer… Sem retórica e blá-blá-blá… Estamos escaldados!

Apesar de considerar, pessoalmente, o deputado Rogério Rosso uma político diplomático, conciliador e fácil de conversar, não podemos esquecer que ele tem um grupo político difícil, inacessível e arrogante! Isso pode dificultar a construção do diálogo para discutir as demandas que interessam aos servidores.

Temos ainda Izalci, Fraga, Eliana, Profa Fátima, Alexandre, General Paulo. Rollemberg não é opção!

Quase todos os candidatos desagradam a maioria. Por motivos diversos, não há confiança entre os candidatos que apoiaram as reformas contra os trabalhadores e contra o povo. E, também não há ânimo para apoiar a esquerda que se esfacelou com os acontecimentos recentes.

Frejat era um caso à parte. De centro-direita, agregava eleitores de várias tendências. Com ele fora do páreo, não há consenso e nem candidatura que aglutine esses interesses plurais.

Muita água ainda vai rolar até as convenções e o prazo final de registro das candidaturas. Muita coisa vai acontecer. Porém, é preciso estarmos atentos para que, nessa conjuntura Rollemberg não sobreviva.

Um governo fraco fomenta candidaturas. Todos o julgam fáceis de abater. E nisso, pulverizam os votos. Essa fragmentação, pode sim favorecer o governador atual.
Mais do que nunca é preciso cautela, frieza e sabedoria para analisar e buscar uma alternativa de mudança!

#ROLLEMBERGNUNCAMAIS

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Palmeiras empata e termina rodada um ponto à frente do Flamengo

Na noite de domingo (26), o Palmeiras teve a chance de abrir três pontos para o Flamengo na liderança do Campeonato Brasileiro, mas o...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar