O ASSUNTO É

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

Publicado em

O deputado federal Fábio Felix (Psol) defendeu a necessidade de reverter o corte de recursos para a política habitacional do Distrito Federal.

A manifestação do deputado ocorreu durante uma audiência pública nesta quarta-feira (6), na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa.

Durante a discussão sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025, Félix destacou que a proposta reduz em 62,5% a quantia destinada à habitação, o que prejudica a solução do déficit habitacional do DF.

O deputado destacou dados apresentados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), que indicam que o Distrito Federal tem uma demanda habitacional superior a 100 mil domicílios, com cerca de 100.701 pessoas registradas à espera de uma moradia.

“Esse número mostra a crise habitacional que afeta principalmente áreas de baixa e média renda, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia”, apontou.

O orçamento da política habitacional para 2025 prevê apenas R$ 12 milhões para a área do Sol Nascente, o que, de acordo com o deputado, é insuficiente para atender à demanda.

Felix disse ainda que a situação é agravada pela precariedade das habitações, coabitação forçada e o alto custo dos aluguéis, que afeta particularmente as mulheres e a população negra nessas áreas.

“Diante desse cenário, peço que o orçamento para habitação seja revisto para atender à necessidade real de moradia no DF e diminuir a desigualdade habitacional”, justificou o distrital.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Roosevelt propõe regras contra fraudes com termos cartoriais

O projeto de lei do parlamentar, aprovada na CLDF, visa proteger os consumidores contra possíveis confusões e fraudes. Agora, o texto segue para sanção do governador.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»