O deputado federal Fábio Felix (Psol) defendeu a necessidade de reverter o corte de recursos para a política habitacional do Distrito Federal.
A manifestação do deputado ocorreu durante uma audiência pública nesta quarta-feira (6), na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa.
Durante a discussão sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025, Félix destacou que a proposta reduz em 62,5% a quantia destinada à habitação, o que prejudica a solução do déficit habitacional do DF.
O deputado destacou dados apresentados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), que indicam que o Distrito Federal tem uma demanda habitacional superior a 100 mil domicílios, com cerca de 100.701 pessoas registradas à espera de uma moradia.
“Esse número mostra a crise habitacional que afeta principalmente áreas de baixa e média renda, como Ceilândia, Taguatinga e Samambaia”, apontou.
O orçamento da política habitacional para 2025 prevê apenas R$ 12 milhões para a área do Sol Nascente, o que, de acordo com o deputado, é insuficiente para atender à demanda.
Felix disse ainda que a situação é agravada pela precariedade das habitações, coabitação forçada e o alto custo dos aluguéis, que afeta particularmente as mulheres e a população negra nessas áreas.
“Diante desse cenário, peço que o orçamento para habitação seja revisto para atender à necessidade real de moradia no DF e diminuir a desigualdade habitacional”, justificou o distrital.
Você precisa fazer login para comentar.