O ASSUNTO É

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Publicado em

O deputado distrital Fábio Félix (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), demonstrou a sua indignação contra uma clínica de recuperação de dependentes químicos no Lago Oeste, o que ele considerou como “uma verdadeira masmorra que tortura pacientes com violações graves contra os direitos humanos”.

Em sete anos à frente da Comissão de Direitos Humanos da CLDF, o parlamentar afirma nunca ter visto tantas violações à dignidade humana, superando até horrores presenciados em presídios e no sistema socioeducativo.

Para Fábio Felix, a superlotação da clínica, com mais de cem pessoas em um espaço para 60, além da falta de profissionais como enfermeiros e psicólogos, e internações compulsórias sem ordem judicial configuram cárcere privado, agravando a crise no atendimento a vulneráveis.

Ele criticou práticas absurdas, como atendimentos psiquiátricos por telefone a R$ 300, sem acompanhamento presencial qualificado, e destacou que o descaso transforma o que deveria ser recuperação em desumanização.

“A situação era tão grave que um delegado presente decidiu pela prisão dos três responsáveis pela instituição, que foram detidos em flagrante devido à falta de condições adequadas de tratamento”.

Félix enfatizou que muitos familiares desconheciam a realidade sofrida por seus entes queridos e lembrou que o Instituto Libertas já havia sido alvo de investigações anteriores, após um incêndio em uma filial no Paranoá.

“Era visível que a situação ali era insustentável”, afirmou.  Ele disse que a fiscalização, além de resultar na prisão dos responsáveis, promoveu a transferências dos pacientes  para outras instituições adequadas.

O deputado alertou para a necessidade de mecanismos de fiscalização mais rigorosos, criticando a inação de órgãos como o Conselho de Drogas.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

2ª Caminhada no Ritmo da Vida ocorre neste sábado (20)

Neste sábado (20), será realizada a 2ª Caminhada no Ritmo da Vida, uma ação da Secretaria da Saúde (SES-DF) para promoção de hábitos saudáveis...

Mais Radar

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Últimas do Radar