O ASSUNTO É

Ex-diretor da Abin depõe em CPI e confirma que órgão fez alerta sobre ataques

Publicado em

O ex-diretor adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Saulo Moura da Cunha, que ocupava interinamente a chefia da agência no dia 8/1, quando ocorreram os ataques às sedes dos três poderes em Brasília, foi ouvido nesta quinta-feira(26) pelos integrantes da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF.

Cunha reafirmar a sua declaração antes prestadas à comissão mista do Congresso Nacional em agosto, quando disse ter emitido 33 alertas de segurança entre os dias 2 e 8 de janeiro.

Esses alertas, segundo ele, foram enviados ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, à subsecretaria de inteligência da PMDF e a outros 20 órgãos do legislativo e judiciário federal e distrital, informando sobre o iminente risco de ataques violentos.

No entanto, ele destacou acreditar que ocorreram erros por parte dos responsáveis pela segurança, já que houve a depredação das sedes dos três poderes.

A presidência da CPI confirmou hoje o calendário de oitivas restantes.

Em 09 de novembro, será ouvido o Major Cláudio Mendes dos Santos e, no dia 16, será a vez do Coronel Reginaldo Leitão.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

WhatsApp da Caesb tem novo número para contato

O WhatsApp da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tem novo número: (61) 3029-8115. A ferramenta pode ser acessada por clientes de...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»