O ASSUNTO É

ESQUERDA DE LUXO! Saiu da periferia pobre para as áreas mais nobres de Brasília

Publicado em

Um recorte de uma pesquisa realizada pela Exata Opinião Pública, no final do ano passado, a qual o RadarDF teve acesso, revela que à esquerda do DF habita nas regiões mais nobres de Brasília.

Após ascender ao poder de 13 anos com o PT no governo central, e oito anos (PT e PSB) no governo local, a base da esquerda brasiliense mudou de vida e de lugar: trocou a periferia e os guetos pobres do DF pela elite do Lago Sul e do Lago Norte, da Asa Sul e da Asa Norte.

LEIA MAIS

Okumoto reage duro contra fura-filas da vacina e exige apuração do caso

Foi-se o tempo que um militante petista ou socialista se trajava no estilo hippie, usando camisa com a cara do ídolo revolucionário marxista Che Guevara e protestava  nas portas dos ministérios na Esplanada ou de autarquias do GDF.

Há tempos que a esquerda deixou de comer pastel com caldo de cana da rodoviária do Plano Piloto.

Segundo alguns sociólogos e analistas políticos, a esquerda elitizada perdeu espaço e poder por ter se acomodado no bem-bom e por não ter descoberto o caminho das redes sociais, hoje tão bem dominada pela direita brasiliense.

A pesquisa da Exata Opinião Pública revela ser na região mais nobre de Brasília o paraíso eleitoral de distritais como Arlete Sampaio, Chico Vigilante e da deputada federal Erika Kokay, todos do Partido dos Trabalhadores.

São eles os mais bem avaliados entre o eleitorado da nobreza brasilense.

No reduto dos novos burgueses, ainda aparecem os deputados, Fábio Félix (PSOL), Leandro Grass (REDE) e Reginaldo Veras (PDT).

O recorte da pesquisa retrata como tudo mudou. Hoje quem está nos guetos é a Direita. Quem diria!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

O preso e o protegido: o jogo do sistema que molda a eleição de 2026

A agonia de Bolsonaro no cárcere, somada aos aplausos de Lula, pode gerar comoção nacional. Num Brasil movido pela emoção, a dor mobiliza votos e pode virar o jogo contra o presidente petista em 2026, apesar das pesquisas indicarem o contrário hoje.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar