O ASSUNTO É

ELIANA PEDROSA TENTA LEVAR FREJAT PARA A ESQUERDA, MAS ELE SE MANTÉM A DIREITA

Publicado em

O almoço regado a afagos na casa de Eliana Pedrosa não foi o bastante para convencer Jofran Frejat (PR), pretenso candidato a governador do DF no próximo ano, a ingressar de malas e cuias no PDT. Um dia antes do encontro, Frejat comunicou ao grupo político que faz parte que estava sendo “cantado” pelas esquerdas, mas que se manteria a direita rumo ao Buriti

Por Toni Duarte

O almoço oferecido ao  médico e ex-candidato a governador em 2014, Jofran Frejat (PR), pela ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, em sua casa no Lago Sul, na quarta-feira 04, para convencê-lo a ingressar no PDT, terminou causando reações diversas contra a própria Pedrosa pelo grupo formado pelo DEM, PTB, PMDB, PP, PSDB.

Frejat degustou o filé ao molho madeira, tomou uma taça de vinho, mas permaneceu com a posição firme diante da oferta indigesta. Como é do seu feitio, o médico de 80 anos, probo e ficha limpa, havia comunicado ao seu grupo político do convite feito por Eliana para um almoço com os dirigentes pedetistas, dois dias antes em um encontro que teve a participação de Fraga, Izalci, Alírio e Filippelli.

A ex-distrital, era considerada uma das figuras de proa do chamado grupo de direita e centro direita que se articula desde dezembro do ano passado com o objetivo de construir uma chapa majoritária de primeira grandeza para destronar Rodrigo Rollemberg do Buriti em 2018 e extirpar os esquerdistas do poder político de Brasília.

O convite de Pedrosa que levou Jofran Frejat para a mesa de almoço com a alta cúpula do PDT-DF, cujo prato principal foi o que oferecia o partido para ele concorrer ao Palácio do Buriti nas próximas eleições terminou causando um mal-estar no meio do grupo que viu no gesto de Eliana Pedrosa como um ato de traição, embora não tenha surtido o efeito esperado.

Jofran tomou a seguinte posição: “Estou em um partido, o PR, onde tenho o apoio total de Valdemar da Costa Neto, presidente nacional da legenda. Não posso sair de um partido onde me sinto bem”.

Ao Radar, Frejat disse ainda  que é natural que os partidos, de uma maneira geral, entrem na corrida para se recompor neste momento em que falta pouco mais de 1 ano para a campanha eleitoral.

O que diz o experiente Frejat é uma verdade. O PT, por exemplo, historicamente sempre teve candidatos a governador até chegar ao poder (2010/2014) com Agnelo Queiroz. No entanto, a legenda agoniza   diante do desgaste eleitoral produzido por uma gestão desastrosa e encontra  dificuldades para  ter um nome, com musculatura política, capaz de conquistar o Buriti.

A deputada federal Erika Kokay, presidente do PT-DF, vai para a reeleição e Geraldo Magela vai como candidato a deputado federal. O  partido segue sem um nome definido para governador, embora nutri  a esperança de que o ex-ministro e ex-deputado por quatro legislaturas  por São Paulo, Ricardo Berzoini,  resolva disputar o Buriti.

Em conversa com o Radar na quinta-feira (05), um deputado distrital petista confidenciou que há uma corrente  que defende uma articulação para tentar trazer para dentro do PT, ou mesmo fazer uma composição,  com nomes como o de Jofran Frejat, Izalci Lucas ou até mesmo Alírio Neto. “O único que não dar para fazer qualquer tipo de alinhamento é com o Fraga”, disse ele.

Consultado por Radar, Fraga disse: graças a Deus que esses petistas pensam assim de mim! ”

 

.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Edital abre credenciamento de papelarias do DF no Cartão Escolar 2026

Foi aberto pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) o edital de chamamento público para o credenciamento do programa Cartão Material Escolar. São aptas a participar...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar