O ASSUNTO É

Eleição em Portugal tem greve de mesários e eleitor votando duas vezes

Publicado em

O domingo de eleição em Portugal foi marcado por acontecimentos nada convencionais. Os brasileiros que moram na capital Lisboa, se depararam com uma greve de mesários bem no dia do pleito.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), mesmo com o protesto, foi possível convocar novos voluntários para que a votação fosse possível.

Segundo o desembargador Roberval Belinat, “os mesários não quiseram prestar esse serviço à Justiça Eleitoral. Tiveram que requisitar pessoas para substituírem os que entrarem em greve. Essa foi a ocorrência mais grave que tivemos notícia em Lisboa”, informou o presidente do TRE-DF.

Além do ato inesperado, foram relatadas outras ocorrências na capital portuguesa, como quebra de urnas eletrônicas, que precisaram ser substituídas pelo voto impresso.

Esse fato causou tumulto, pois foi registrado em uma das seção, um caso de um mesário pedindo votos para um candidato e outro de uma mesma pessoa votando duas vezes.

O TRE-DF informou que, no caso do voto duplo, um dos mesários identificou o ocorrido logo após a segunda votação. Para resolver o problema, foi necessário fechar a urna para que o último voto fosse apagado e a seção prosseguiu por meio do voto em papel.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Nicolau critica pressão política e defende autonomia do MP maranhense

Eduardo Jorge Hiluy Nicolau, ex-Procurador-Geral do MP-MA, manifesta apoio firme aos promotores do GAECO que pediram exoneração coletiva, elogiando coragem, decência e compromisso com a Justiça diante da crise e da pressão política no Ministério Público Estadual.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar