O ASSUNTO É

Eduardo Pedrosa apresenta proposta que exige dados ambientais no DF

Publicado em

Recentemente, o Ministério Público Federal (MPF) lançou o Ranking Transparência Ambiental. O projeto, coordenado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), avaliou o desempenho de 104 órgãos federais e estaduais em todo o Brasil na publicação de 47 informações prioritárias para o controle ambiental.

“Fiquei surpreso ao saber que o DF, mesmo sendo tão pequeno, aparece apenas em sexto lugar. A Terracap e o IBRAM não cumprem a maioria das exigências, ou seja, foram para o final da fila. Apenas a Adasa aparece com uma boa avaliação”, relatou o presidente da Comissão de Meio Ambiente da CLDF, deputado Eduardo Pedrosa (PTC),

O parlamentar protocolou um projeto de lei que sugere a publicação desses dados, em tempo real, no Portal da Transparência do DF. “Precisamos ter acesso a essas informações, principalmente sobre o nosso bioma, um dos mais degradados do mundo. As pessoas precisam entender a necessidade de cuidar do meio ambiente”, afirma ele.

O levantamento do MPF analisou a disponibilidade dos dados e itens de qualidade, resultando num índice de transparência ativa para cada instituição e em rankings que classificam os órgãos nacionalmente, por unidade da federação e por agendas (exploração florestal, hidrelétrica, pecuária, regularização ambiental e situação fundiária).

Agora, o projeto prevê o envio de recomendações às instituições avaliadas, estabelecendo prazo para a correção das falhas

Amazônia

Durante discurso no Plenário da CLDF, Eduardo repudiou as últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito da Amazônia.

“É inadmissível incentivar a ocupação de reservas de preservação ambiental. Esse não é um assunto de direita ou esquerda, essa é uma pauta que trata da sobrevivência do nosso planeta”, enfatizou.

“Muitas pessoas ainda acreditam que é preciso desmatar para a economia crescer e gerar empregos, isso me entristece. Estamos na era empresas limpas e energia renovável. A Amazônia precisa ser explorada de forma inteligente, principalmente para pesquisas na área de saúde”, concluiu.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Roosevelt assume PL na CLDF e mantém pautas conservadoras

O deputado distrital é oficializado como novo líder do PL-DF na CLDF e promete condução dos trabalhos com compromisso e firmeza. Roosevelt reforça a defesa da família, da ética e se opõe a pautas como a legalização das drogas e do aborto.

Últimas do Radar