São 1.117 dias sob o jugo caprichoso dessa gestão! Mais de três anos suportando todos os infortúnios advindos de um governo vacilante e amador, imposto à toda a sociedade em virtude do resultado lastimável das urnas! Rollemberg foi eleito vendendo ilusões e esperança de dias melhores… Mergulhamos num buraco negro administrativo e no ócio gerencial.
*Por Silene Almeida
Não obstante a falta de políticas públicas e projetos que impulsionasse o crescimento do DF, nos deparamos com ações ultrapassadas e práticas típicas da velha política ( a mesma que ele diz combater) !
O toma-la-dá-cá, com o parlamento, funcionou e continua a pleno vapor!
No tocante aos servidores públicos, assistimos estupefatos a aprovação de projetos enviados pelo executivo sem qualquer debate com as partes interessadas! A reforma da previdência local e a tomada do IPREV foi realizado em tempo recorde. O Instituto virou a galinha dos ovos de ouro do governo! O que deveria assegurar o futuro previdenciário dos servidores, assegurando-lhes suas aposentadorias virou o mantenedor dos projetos mirabolantes de Rollemberg.
Com os bilhões retirados e não repostos, pode tudo! De infra estrutura a custeio de áreas que deveriam ser mantidas com outros recursos, o dinheiro dos aposentados vai escoando pelo ralo…
A nossa situação tende a ficar pior que a do Rio de Janeiro, onde os servidores públicos, outrora, força econômica de peso no Estado, passaram a mendigar cestas básicas e outras ajudas que reduzem a dignidade desses profissionais a pó… Infelizmente, as perspectivas para o funcionalismo local não são menos aterrorizantes!
Somos mais de 125 mil servidores do GDF em atividade. Juntando inativos e pensionistas, somamos outros tantos 78 mil. Somos um contingente de mais de 200 mil eleitores e formadores de opinião. Sem contar os empregados de empresas públicas que reforçam esse número.
Representamos mais de 10% do eleitorado do DF, estimado em 1, 5 milhão. Se considerarmos que, cada servidor pode convencer de 2 a 3 amigos e familiares, podemos chegar a quase metade do eleitorado. Isso significa que, temos lastro para formar uma câmara legislativa comprometida com o serviço público, com a coletividade, com o bem estar social e com os servidores.
Assim, como podemos cravar uma representatividade expressiva na Câmara Federal. E podemos eleger, pelo menos um senador! Somando esse capital eleitoral, temos a força de DEFINIR a eleição para GOVERNADOR!
Já pensaram nisso? Que, se agirmos como organismo, com união e sabedoria, podemos dar adeus a esse mandatário que tanto nos humilha e persegue?
Já pararam para pensar que nós somos os ” donos da bola”?
Óbvio que Rollemberg vai usar todos os artifícios para nós enganar e seduzir…
Alguém duvida que o NOSSO DINHEIRO DO IPREV será usado como isca para nós mesmos? Que o governo vai acenar com qualquer migalha, para os “desesperados” servidores do GDF? Ele realmente acredita que somos tolos e desmemoriados. Que perdemos a nossa dignidade e junto com ela a capacidade cognitiva e de percepção do jogo politico sujo… Que nao conseguimos reconhecer as armadilhas em ano eleitoral…#SQN!
Três anos repetindo o mantra da “falta de dinheiro” e de repente, as contas foram equilibradas, como num passe de mágica! Expansão do metrô, construção de viadutos, transferência do lixão, mudanças na saúde…
Criou o Instituto Hospital de Base, acabando com o ÚNICO hospital de alta complexidade da rede. E, agora, anuncia aos quatro cantos o processo seletivo para contratação de funcionários celetistas! E tudo isso com as bênçãos do Ministério Público!
O trem da alegria já deu o apito inicial sob o silêncio ensurdecedor de quem deveria contestar…
Tem até deputado divulgando o processo de contratação de terceirizados! Deve ser só mesmo uma boa ação para ajudar o governo…Sem qualquer interesse de apadrinhamento e loteamento político dos cargos abertos… Será que eles não sabem da verba milionária usada na publicidade? Não sabem de nada, os inocentes…
Mas, nós sabemos o que passamos nessa gestão! Amargamos o desprezo e o desrespeito às leis, a má política, a campanha midiática insistente colocando a população contra os servidores, a perseguição e retaliação dentro de nossos órgãos… O calote nas pecúnias, reajustes, incorporações, reajuste do ticket, defasagem salarial, sem a reposição das perdas… Enfim, nós temos a memória viva de tudo o que passamos e vamos dar o troco! A Rodrigo Rollemberg e TODOS que foram aliados e cúmplices de sua gestão!
Não pense que nos engana! Pagar o que nos deve ou parte dele não é favor, é obrigação! Assim, como é nosso dever RESGATAR o DF e mostrar ao Rollemberg e cia, a força do povo e de seus servidores!
O seu registro na historia politica do DF será o de “caloteiro, descumpridor das leis”… É sem dúvida, o maior equívoco, o grande estelionato eleitoral de nossa cidade…
O desfecho melancólico e solitário desse político, beneficiado pelo destino, com sucessivas conquistas e pouco esforço (virou até servidor do Senado, sem precisar fazer concurso público) é ostracismo, o ocaso dos infiéis… Isso se a sorte se mantiver ao seu lado! Considerando as últimas investidas no mundo tenebroso e irregular das terceirizaçoes, com contratos milionários, ele pode acabar em outras paragens… Donde estão sendo confinados tantos ex-governadores e outros figurões!
Acho que nenhum assessor ou aspone de sua confiança o alertou que, mexer com dinheiro da saúde costuma dar um “azar” danado…
A nós, interessa uma política salarial decente e justa, sim! É salutar a nossa valorização profissional! Mas, também é essencial que as crianças comecem as aulas com professores em sala; que tenham merenda e escolas em condições de recebê-los. Que os nossos policiais possam nos oferecer a segurança necessária, tendo os próprios SEGURANÇA para trabalhar! Não mais viaturas capotando por falta de manutenção; coletes vencidos; delegacias vazias por falta de efetivo e tropas militares e dos bombeiros trabalhando no limite por carência total de estrutura e equipamentos. Que na saúde, tenham profissionais suficientes para atender a população de forma preventiva, evitando a super lotação nos hospitais; que haja remédio nas farmácias e vagas disponíveis para realização de exames complementares. Que, não tenhamos mais em plena capital da República, mães, pais, irmãos chorando e buscando a justiça para assegurar uma vaga de UTI aos seus entes doentes ou enterrando-os, vítimas da inércia e incompetência do Estado!
É imperativo que despertamos desse torpor coletivo e nos unamos! Não podemos nos acomodar, achando que o fato de Rollemberg estar com baixos índices de popularidade é o suficiente para garantir a sua saída! Se pensarmos e agirmos assim, podemos ser surpreendidos negativamente com a sua reeleição! E, colegas, não tenham dúvidas: se ele for reeleito, ele vai ACABAR o que começou, ou seja, ele vai terceirizar tudo… E isso vai nos atingir, não somente como servidores, mas, como cidadãos! Não podemos nos dar ao luxo de nos omitir e lavar as mãos… Vamos à luta!
#TODOSCONTRAROLLEMBERG
#FORAROLLEMBERG
*Silene Almeida é Servidora Pública, Bacharel em Direito, Especialização em Direito Público,
Militante do SUS
Você precisa fazer login para comentar.