O ASSUNTO É

Distritais que desejam ficar com Administração terão que assumir cargo

Publicado em

A regra pode valer para a maioria dos distritais. Os deputados  que brigam pelas Administrações Regionais das 34 regiões administrativas do DF, terão que deixar a CLDF  e ser o próprio administrador. Pelo menos foi essa a condição dada pelo governador Ibaneis Rocha ao deputado distrital Fernando Fernandes que vai trocar a Câmara Legislativa pela importante cadeira de Administrador Regional da maior cidade do DF: Ceilândia

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Aos poucos, o jeito Ibaneis de governar vai aparecendo aos olhos da classe política do DF acostumada a transformar as Administrações Regionais em penduricalhos de seus gabinetes ou escritórios  em  seus respectivos currais eleitorais.

A moeda de troca negociada por  inúmeros governos, ao que parece,  terá que se adaptar ao novo estilo de governar que está sendo implantado pelo governador Ibaneis Rocha.

A decisão de promover o processo popular para a escolha dos administradores das 34 regiões administrativas  do DF daqui a 90 dias, fez cair a ficha da maioria dos distritais diante do perigo que pode acontecer com a perda do espaço político para quem for melhor avaliado pela população a ocupar tal cargo.

Teria sido essa a leitura feita pelo deputado distrital Fernando Fernandes, eleito pela primeira vez com quase 30 mil votos, cuja maioria veio do maior colégio eleitoral do DF: a Ceilândia.

“ Ou você assume, ou eu mesmo indico”, teria dito Ibaneis ao parlamentar.

O governador  já tinha prometido antes a mesma regional ao “líder da periferia” Goudim Carneiro.

O delegado deputado não pensou duas vezes para aceitar a proposta de ser ele mesmo o administrador.

A ida de Fernandes para a Administração, abriu a vaga para a suplente Telma Rufino (PROS) que permanecerá aonde está.

A regra que deu certo em Ceilândia pode ser aplicada para os muitos distritais que se engalfinham para ter poder de mando nas administrações.

O deputado Hermeto, que trabalha para emplacar  um aliado seu na Administração Regional da  Candangolândia pode ganhar a parada desde que seja ele próprio o administrador. Se vai topar é outra história.

Nesse ponto,  o governador Ibaneis Rocha está sendo mais politico do que todos os seus antecessores que passaram pelo Buriti.

A  “moeda de troca”, cunhada por Ibaneis,  está deixando os distritais  em uma posição de “pegar ou largar”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília, 65 anos: O que sei sobre o coração cosmopolita do Brasil?

Brasília, 65 anos: cidade planejada que acolhe todos os brasileiros com sua diversidade e cosmopolitismo. Patrimônio da Unesco, pulsa como coração do Brasil, unindo culturas e sonhos no Planalto Central, sob o legado de JK e Dom Bosco.

Mais Radar

CLDF debate nomear estação de metrô como Anna Nery

Audiência pública na CLDF discute renomear estação 108 Sul como “Estação Enfermeira Anna Nery”, homenageando a patrona da Enfermagem. Proposta de Dayse Amarilio, evento ocorre dia 14/4, às 10h, com participação popular

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Últimas do Radar