O ASSUNTO É

Distritais que desejam ficar com Administração terão que assumir cargo

Publicado em

A regra pode valer para a maioria dos distritais. Os deputados  que brigam pelas Administrações Regionais das 34 regiões administrativas do DF, terão que deixar a CLDF  e ser o próprio administrador. Pelo menos foi essa a condição dada pelo governador Ibaneis Rocha ao deputado distrital Fernando Fernandes que vai trocar a Câmara Legislativa pela importante cadeira de Administrador Regional da maior cidade do DF: Ceilândia

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Aos poucos, o jeito Ibaneis de governar vai aparecendo aos olhos da classe política do DF acostumada a transformar as Administrações Regionais em penduricalhos de seus gabinetes ou escritórios  em  seus respectivos currais eleitorais.

A moeda de troca negociada por  inúmeros governos, ao que parece,  terá que se adaptar ao novo estilo de governar que está sendo implantado pelo governador Ibaneis Rocha.

A decisão de promover o processo popular para a escolha dos administradores das 34 regiões administrativas  do DF daqui a 90 dias, fez cair a ficha da maioria dos distritais diante do perigo que pode acontecer com a perda do espaço político para quem for melhor avaliado pela população a ocupar tal cargo.

Teria sido essa a leitura feita pelo deputado distrital Fernando Fernandes, eleito pela primeira vez com quase 30 mil votos, cuja maioria veio do maior colégio eleitoral do DF: a Ceilândia.

“ Ou você assume, ou eu mesmo indico”, teria dito Ibaneis ao parlamentar.

O governador  já tinha prometido antes a mesma regional ao “líder da periferia” Goudim Carneiro.

O delegado deputado não pensou duas vezes para aceitar a proposta de ser ele mesmo o administrador.

A ida de Fernandes para a Administração, abriu a vaga para a suplente Telma Rufino (PROS) que permanecerá aonde está.

A regra que deu certo em Ceilândia pode ser aplicada para os muitos distritais que se engalfinham para ter poder de mando nas administrações.

O deputado Hermeto, que trabalha para emplacar  um aliado seu na Administração Regional da  Candangolândia pode ganhar a parada desde que seja ele próprio o administrador. Se vai topar é outra história.

Nesse ponto,  o governador Ibaneis Rocha está sendo mais politico do que todos os seus antecessores que passaram pelo Buriti.

A  “moeda de troca”, cunhada por Ibaneis,  está deixando os distritais  em uma posição de “pegar ou largar”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fiscalização de trânsito será intensificada neste fim de ano no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) planeja ações preventivas de fiscalização viária para as festas de fim de nao. A operação Boas...

Mais Radar

Distritais analisam contas e metas do IgesDF em audiência pública

 Câmara Legislativa avalia desempenho do IgesDF, incluindo o Hospital de Base, Santa Maria e UPAs, com foco em metas e indicadores de saúde.

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação