O ASSUNTO É

Dilema: Ibaneis não pode errar na escolha do futuro secretário de Saúde

Publicado em

Entre os três postulantes ao cargo de secretário de Saúde do Distrito Federal, o governador eleito Ibaneis Rocha tem apenas um nome a escolher: o do médico Adriano Guimarães Ibiapina, um profissional com dez anos de carreira da Secretaria de Saúde e ex-gestor por quatro anos do (Hospital Regional da Asa Norte). Pelo menos essa é a avaliação confessada ao Radar nesta quarta-feira (21/11), por um assessor próximo ao governador eleito

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Faltando 41 dias para tomar posse no comando do governo do Distrito Federal, o advogado Ibaneis Rocha encontra-se no meio de um dilema para definir quem será o seu secretário de saúde, decisão que deverá tomar até o fim desta semana, segundo informações obtidas pelo Radar.

Pelo menos três nomes estão postos a mesa do governador eleito. O primeiro deles, que em um dado momento figurou com certo para ocupar a pasta, foi o da superintendente do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, Núbia Welerson Vieira. Ela faz parte do governo de Transição.

No entanto, uma “corrente ibaneisista” avalia que a indicação será descartada por ser a cardiologista uma pessoa da extrema confiança do ex-secretário de Saúde de São Paulo, David Uip; que por sua vez é da extrema confiança do atual governador paulista Márcio França (PSB); que por sua vez é carne e unha com o governador Rodrigo Rollemberg que é do seu partido.

Já o sindicalista Carlos Fernando, vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF, pesa contra a indicação o perigo da politização sindical da pasta que carrega 36 mil servidores e com um orçamento de R$ 3,3 bilhões, previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).

Fernando tem o apoio do médico sindicalista Gutemberg Fialho (PR), que não conseguiu se eleger deputado distrital na eleição de outubro deste ano.

“Se botar um sindicalista no comando da Secretaria de Saúde, o governador eleito irá enfrentar dificuldades para conter reações contrárias que provavelmente surgirá no meio do caminho”, avalia um membro da transição.

Outro nome apontado é do cirurgião bariátrico Adriano Guimarães Ibiapina. Este fez parte da equipe de Jofran Frejat quando o prestigiado médico e político era candidato a governador do Distrito Federal, corrida que desistiu antes mesmo do inicio da campanha eleitoral.

Por ter contribuído com o programa de governo, voltado para a saúde de Frejat, o cirurgião foi perseguido por Rodrigo Rollemberg que o transferiu do HRAN para um hospital de Santa Maria. O Dr. Ibiapina teve que entrar na justiça para retornar a origem.

“Não que Jofran Frejat tenha feito qualquer pedido a Ibaneis para que Adriano Ipiabina seja o secretário de saúde. No entanto, há uma tendência do governador escolhê-lo como forma de prestigiar o conterrâneo e ex-secretário de saúde Jofran Frejat”, disse uma fonte.

Apesar das conversas e dos mistérios que surgem nos bastidores da transição do novo governo, a decisão errada ou acertada será de responsabilidade do governador eleito Ibaneis Rocha. A “fumaça branca” é esperada por todos.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»