O ASSUNTO É

DF pode ter competência para legislar sobre posse e porte de arma

Publicado em

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados deu um passo em direção à descentralização da regulamentação de armas no país.

Na última quarta-feira (20), aprovou um projeto de lei complementar que transfere aos estados federativos a competência para legislar sobre posse e porte de armas de fogo.

Isso representa uma mudança no uso civil de armas, já que atualmente a responsabilidade é exclusiva da Polícia Federal.

O texto, idealizado pela deputada Caroline de Toni (PL-SC), estabelece que o porte e a posse seriam válidos apenas no território do estado ou do Distrito Federal, sendo concedidos somente a indivíduos com comprovação de residência local.

Um aspecto da proposta é a necessidade de os estados instituírem um sistema de controle de armas, conectado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça.

Esse sistema seria responsável por monitorar e controlar as armas em posse da população, garantindo um acompanhamento preciso.

O relator, deputado Junio Amaral (PL-MG), destacou a necessidade de análises específicas diante das realidades distintas nos diversos estados brasileiros.

A proposta agora segue para a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e, posteriormente, para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Reunião entre Ajab e DER-DF traça planos para o Jardim Botânico

Reunião na sede do DER-DF com a AJAB define prioridades urbanas do Jardim Botânico, como passarelas e viadutos. Fauzi Nacfur anuncia obras e destaca parceria com a associação para melhorar infraestrutura e mobilidade na região.

Mais Radar

Deputado Roosevelt homenageia 217 anos dos Fuzileiros Navais

Durante a cerimônia, foram entregues moções de louvor, reconhecendo o papel essencial da corporação.

Desembargador Belinati exalta trajetória política de José Sarney

Roberval Belinati exalta a trajetória de José Sarney na solenidade que concedeu o título de Cidadão Honorário de Brasília, destacando seu papel na Constituição de 1988 e na redemocratização do Brasil, em evento da CLDF

Cleber Monteiro é sabatinado para direção do Iges-DF

Indicado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), Monteiro assume a posição após a saída de Juracy Cavalcante Lacerda, que foi nomeado para liderar a Secretaria de Saúde (SES/DF).

Damares apoia proposta de Marli Rodrigues sobre inclusão de pets no IR

Senadora Damares Alves acolhe proposta da presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, para inclusão de gastos com pets no Imposto de Renda

Senado: CMA avaliará subcomissão para acompanhar a COP 30 em Belém

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisará o requisito...

Últimas do Radar