O ASSUNTO É

DEPUTADOS PROÍBEM ENTRADA DE CIDADÃOS USANDO CHINELOS, SHORTS OU BONÉS NA CLDF

Publicado em

Um ato assinado pela Coordenadoria da Polícia Legislativa, por determinação da Mesa Diretora, proíbe a entrada de cidadãos trajando shorts, chinelos ou bonés nas dependências da Câmara Legislativa do Distrito Federal. A medida visa afastar do legislativo, pessoas pobres da periferia de Brasília que circulam na Câmara diariamente em busca de ajuda

A portaria preconceituosa que restringe a entrada das pessoas mais pobres nas dependências do suntuoso prédio da Câmara Legislativa está em vigor desde o dia 1 de junho. O único a se manifestar contra a medida foi o distrital Ricardo Vale ao criticar a mesa diretora da Casa  em discurso nesta quarta-feira (07).

“Essa medida é um ato preconceituoso e extremante conservador que humilha ao impedir que o cidadão do segmento mais pobre da sociedade, que não pode se vestir de outro jeito, tenha acesso ao legislativo. Isso é uma intimidação aos jovens. Dessa forma a Câmara Legislativa se distância muito mais da população”, disse Ricardo Vale ao pedir a revogação do ato.

Medidas como essa é que fazem sete em cada dez brasilienses desaprovam a Câmara Legislativa, conforme revelou uma recente pesquisa do Instituto Exata de Opinião Pública (Exata OP).

Em 2016, o desempenho da Câmara era negativo para 57% da população. Esse ano o percentual subiu para 67% com o descontentamento popular contra a Câmara. Segundo ainda a pesquisa apenas 23% da população julga regular o trabalho dos distritais, enquanto somente 7% dos brasilienses avaliam positivamente as decisões do Legislativo.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

Mais Radar

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Paulo Bilynskyj critica PEC 18 por centralizar poder na segurança pública

Deputado Paulo Bilynskyj critica PEC 18 na Câmara, alertando que a centralização do poder na União prejudica a segurança pública. Ele cobra revisão da proposta e mais diálogo, defendendo a descentralização para atender às realidades locais do Brasil.

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Últimas do Radar