O ASSUNTO É

Deputado bolsonarista relatará PEC que limita militares na política

Publicado em

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), alinhado ao bolsonarismo, foi escolhido na última terça (26) para relatar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 21 de 2021.

A PEC proíbe a participação de militares da ativa em cargos políticos e funções civis na administração pública.

A decisão de indicar Bilynskyj partiu da presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Caroline de Toni (PL-SC), também uma voz destacada no grupo bolsonarista.

O relator terá a tarefa de liderar a análise e emitir um parecer sobre o texto, que vem sendo debatido como uma resposta à preocupação crescente com o envolvimento de militares em questões políticas.

A proposta reacendeu debates no Congresso e  especialistas, em decorrência  das investigações que apontaram a participação de oficiais da ativa em atos golpistas.

Apoiadores do deputado relator da matéria defendem sua escolha, argumentando que a análise técnica e jurídica da PEC não deveria ser prejudicada por questões ideológicas.

A PEC 21/2021, originalmente apresentada com o objetivo de fortalecer a neutralidade política das Forças Armadas, agora carrega um peso simbólico ainda maior em meio ao cenário de instabilidade.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar