O ASSUNTO É

DEPUTADO ACUSA ROLLEMBERG DE BURLAR A LEI PARA REDUZIR O BENEFICIO DO NOTA LEGAL

Publicado em

AANDRADE3A publicação do Decreto que reduz o direito de crédito ao contribuinte do Programa Nota Legal, foi considerada pelo deputado distrital Renato Andrade (PR), como um ato ilegal e arbitrário do governador Rodrigo Rollemberg. O distrital protocolou nesta terça-feira (24), um Projeto de Decreto Legislativo que, se aprovado pela CLDF, sustará a ânsia arrecadatória do Governo de Brasília.

                                                               

LETRA Escondido nas páginas  de letras miúdas do Diário Oficial, o Decreto nº 37.095 publicado no inicio do mês pelo governador Rodrigo Rollemberg, reduz para 20% do ICMS ou ISS recolhido o valor máximo que pode ser creditado aos beneficiários do programa Nota Legal. Ou seja, com o Decreto os beneficiários do programa não fariam mais jus a 30% ou 25% do ICMS ou do ISS efetivamente recolhido pelo estabelecimento fornecedor ou prestador.

“Isso configura um verdadeiro descalabro, especialmente se considerarmos o equivocado meio jurídico (decreto) empregado para tamanha agressão aos direitos dos beneficiários do programa Nota Legal”, apontou Renato Andrade.

O distrital afirmou que mal se inicia o segundo ano de mandato e o governador Rodrigo Rollemberg já dá mostras de que sua ânsia arrecadatória é ilimitada. “Ao invés de cortar os excessivos gastos do Poder Executivo, enxugar a pesadíssima máquina pública, o governador, edita ato normativo que pretende, de maneira arbitrária, ilegal e inconstitucional, reduzir os já reduzidíssimos créditos distribuídos aos beneficiários do programa Nota Legal, acusou”.

Para Andrade, não restam dúvidas que o Decreto do governador agride a Lei nº 4.159, de 2008, que instituiu o programa em comento, o qual estabelece que o beneficiário do programa, adquirente ou tomador, fará jus ao valor de até 30% do ICMS ou do ISS efetivamente recolhido pelo estabelecimento fornecedor ou prestador.

“ Os beneficiários do programa têm o direito público subjetivo ao creditamento de até 30% do que o estabelecimento arrecadar a título de ICMS ou ISS e não apenas 20% conforme o decreto do governador. Esse direito decorre da lei, apenas outra lei pode alterá-lo, sobretudo se pretender restringi-lo”, justifica o distrital.

O deputado protocolou ontem mesmo um Projeto de Decreto Legislativo, sustando os efeitos do Decreto nº 37.095, de 02 de fevereiro de 2016. Renato Andrade afirmou que o Decreto legislativo de sua autoria busca o cumprimento da ordem jurídica vigente, evitando a alteração unilateral e arbitrária de dispositivo legal que beneficia toda a coletividade.

O programa Nota legal do DF tem aproximadamente 1 milhão de beneficiários. “Além de conveniente, a presente proposição é oportuna, pois, caso não seja sustado, o Decreto nº 37.095, de 02 de fevereiro de 2016, produzirá seus deletérios efeitos a partir de março deste ano”, prevê o parlamentar.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Roubalheira contra aposentados do INSS fará Lula sangrar até a eleição

Lula trabalhou para blindar seu ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, por saber que a roubalheira no INSS poderia atingir seu filho, Lulinha, e seu irmão, Frei Chico.

Mais Radar

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com destaque para PDLs

Câmara do DF aprova 134 proposições em 2025, com 73 PLs, 47 PDLs, 8 PLCs e 6 PRs. Destaque para aumento de PDLs e leis como regularização de puxadinhos, crédito justo e uniforme escolar gratuito, impactando a sociedade do DF.

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Últimas do Radar