O ASSUNTO É

CPMI: Relatório de Eliziane Gama será votado na próxima terça, 17

Publicado em

O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União-BA), anunciou que a leitura do relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) e dos votos em separado de parlamentares da oposição está programada para a próxima terça-feira, 17 de outubro, a partir das 9h.

A CPMI tem trabalhado desde o final de maio, conduzindo um total de 20 depoimentos de várias testemunhas-chave.

Entre os depoentes notáveis ​​foram os generais Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e Gonçalves Dias, que também chefiou o GSI no dia dos ataques às sedes dos três Poderes.

Além disso, o coronel Jean Lawand, que apareceu em trocas de mensagens telefônicas com o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, coronel Mauro Cesar Cid, defendendo a possibilidade de intervenção militar após as eleições de 2022, também prestou depoimento.

A CPMI reuniu nomes que integraram a cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), que tinham a responsabilidade de garantir a segurança na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, incluindo os coronéis Jaime Naime e Fabio Vieira.

Além disso, a comissão interrogou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, bem como George Washington e Wellington Macedo, ambos condenados por planejarem a explosão de um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília no final de 2022.

O hacker Walter Delgatti, entre outros, também prestou depoimento à CPMI.

A expectativa agora é que o relatório da senadora Eliziane Gama e os votos em separado contenham informações para o entendimento dos acontecimentos e a tomada de decisões futuras com base nas descobertas.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Veja onde resolver questões de energia elétrica nesta semana

A Neoenergia, a cada semana, diversifica os pontos itinerantes de atendimento para contemplar toda a clientela. Equipes da distribuidora atendem nas administrações regionais (RAs),...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar