O ASSUNTO É

Começa tramitar na Câmara PEC que limita decisões no STF

Publicado em

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que busca restringir o uso de decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais superiores, já está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Encaminhada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), na sexta-feira (16), a PEC foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e agora aguarda sua tramitação na Câmara.

A proposta visa proibir decisões individuais de ministros que possam suspender a eficácia de leis, atos normativos de efeito geral ou que afetem atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados.

Após a análise pela CCJ, a PEC 8/2021 precisará ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara para ser incorporada à Constituição.

A proposta também impede que decisões monocráticas suspendam a tramitação de propostas legislativas ou afetem políticas públicas, além de proibir a criação de despesas para qualquer Poder.

Atualmente, decisões monocráticas são provisórias e devem ser confirmadas pelo colegiado de ministros, mas a PEC visa evitar que um único magistrado tenha o poder de paralisar ou alterar atos que tenham amplo impacto.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar