O ASSUNTO É

Começa tramitar na Câmara PEC que limita decisões no STF

Publicado em

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2021, que busca restringir o uso de decisões monocráticas no Supremo Tribunal Federal (STF) e outros tribunais superiores, já está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.

Encaminhada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), na sexta-feira (16), a PEC foi aprovada pelo Senado em novembro do ano passado e agora aguarda sua tramitação na Câmara.

A proposta visa proibir decisões individuais de ministros que possam suspender a eficácia de leis, atos normativos de efeito geral ou que afetem atos dos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados.

Após a análise pela CCJ, a PEC 8/2021 precisará ser aprovada em dois turnos pelo plenário da Câmara para ser incorporada à Constituição.

A proposta também impede que decisões monocráticas suspendam a tramitação de propostas legislativas ou afetem políticas públicas, além de proibir a criação de despesas para qualquer Poder.

Atualmente, decisões monocráticas são provisórias e devem ser confirmadas pelo colegiado de ministros, mas a PEC visa evitar que um único magistrado tenha o poder de paralisar ou alterar atos que tenham amplo impacto.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Matrículas para o Programa RenovaDF podem ser feitas até esta sexta (13)

Foi prorrogado até esta sexta (13) o prazo para os candidatos selecionados do cadastro reserva para o 3º Ciclo/2024 dos Cursos de Qualificação Profissional...

Mais Radar

Deputado Robério pede viaduto para ligar Ceilândia e Samambaia

Distrital reforça solicitação ao GDF para obra no Setor P Sul com o objetivo de reduzir engarrafamentos e aumentar a segurança no trânsito.

Deputado Roosevelt homenageia administradores em sessão solene

A cerimônia reconheceu a importância da profissão para o desenvolvimento econômico e social. Moções de Louvor foram entregues a administradores e representantes da classe.

CLDF concederá título de cidadão honorário de Brasília a Toni Duarte

O jornalista maranhense Toni Duarte receberá a mais alta honraria concedida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal em solenidade prevista para o mês de outubro. O jornalista é reconhecido por sua atuação em diversas áreas e a honraria celebra seu compromisso com a sociedade brasiliense.

Projeto que amplia atenção à saúde bucal infantil nas escolas avança na CLDF

A proposta, de autoria da deputada Paula Belmonte, foca na conscientização de pais, educadores e agentes de saúde sobre a importância de hábitos de higiene bucal desde cedo.

Demissão de Sílvio Almeida repercute entre entidades civis

Silvio Almeida estava à frente do ministério desde o início de janeiro de 2023 e foi demitido após denúncias de ter cometido assédio sexual. 

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»