O ASSUNTO É

Código de Defesa do Contribuinte é aprovado pela CLDF

Publicado em

O Projeto de Lei Complementar (PLC 04/2015), que institui o Código de Defesa do Contribuinte, foi aprovado ontem (11), pela Câmara Legislativa do DF. “O objetivo da regulamentação é formalizar os direitos, garantias e obrigações do contribuinte, bem como os deveres da administração fazendária. Também irá sanar vícios de inconstitucionalidade e garantir direitos de proteção ao contribuinte no ordenamento jurídico”, destaca a relatora da proposta, a deputada distrital Júlia Lucy (NOVO).

 

Nas palavras da relatora, “o projeto é de fundamental importância para a sociedade, pois esclarece aos contribuintes a maneira como dinheiro público é administrado, informando quais são os principais tributos cobrados do cidadão, bem como a destinação desses recursos”, afirma a parlamentar, conhecida por sua atuação na fiscalização dos gastos públicos e pela defesa dos princípios da administração.

A medida traz uma série de benefícios imediatos para o contribuinte, como a facilitação do acesso à administração pública, a garantia dos direitos de quem paga impostos, além do fim de cobranças indevidas.

O PLC aprovado está em consonância com outras pautas discutidas no Congresso Nacional, pois visa oferecer maior racionalidade a um sistema fiscal que situa o Brasil entre os países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo.

A proposição foi intensamente debatida com o setor produtivo e demais entidades como Fecomércio, Fibra, OAB e a sociedade civil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo oferecerá cursos gratuitos para obtenção de CNH

Dentre as vantagens colocadas pelo governo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), agora os titulares poderão fazer cursos gratuitos. As aulas poderão...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar