O ASSUNTO É

Código de Defesa do Contribuinte é aprovado pela CLDF

Publicado em

O Projeto de Lei Complementar (PLC 04/2015), que institui o Código de Defesa do Contribuinte, foi aprovado ontem (11), pela Câmara Legislativa do DF. “O objetivo da regulamentação é formalizar os direitos, garantias e obrigações do contribuinte, bem como os deveres da administração fazendária. Também irá sanar vícios de inconstitucionalidade e garantir direitos de proteção ao contribuinte no ordenamento jurídico”, destaca a relatora da proposta, a deputada distrital Júlia Lucy (NOVO).

 

Nas palavras da relatora, “o projeto é de fundamental importância para a sociedade, pois esclarece aos contribuintes a maneira como dinheiro público é administrado, informando quais são os principais tributos cobrados do cidadão, bem como a destinação desses recursos”, afirma a parlamentar, conhecida por sua atuação na fiscalização dos gastos públicos e pela defesa dos princípios da administração.

A medida traz uma série de benefícios imediatos para o contribuinte, como a facilitação do acesso à administração pública, a garantia dos direitos de quem paga impostos, além do fim de cobranças indevidas.

O PLC aprovado está em consonância com outras pautas discutidas no Congresso Nacional, pois visa oferecer maior racionalidade a um sistema fiscal que situa o Brasil entre os países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo.

A proposição foi intensamente debatida com o setor produtivo e demais entidades como Fecomércio, Fibra, OAB e a sociedade civil.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília recebe a 14ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

A 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos acontece em 27 cidades, até 30 de novembro. Com o tema "Viver com dignidade é direito humano",...

Mais Radar

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Toni Duarte recebe título de Cidadão Honorário de Brasília na CLDF

Em sessão solene da CLDF, presidida por Eduardo Pedrosa, o jornalista maranhense Toni Duarte recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, honraria que registra sua contribuição ao jornalismo e à capital federal. Autoridades como o senador Edson Lobão e o vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinatti, participaram do ato solene.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»