O ASSUNTO É

CLDF realiza premiação dos vencedores do Iº Prêmio Paulo Freire

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na noite da última quinta-feira (28), sessão solene de premiação dos vencedores do I Prêmio Paulo Freire de Educação. Professores, ativistas e representantes de órgãos de classe da área lembraram e homenagearam o legado do pedagogo brasileiro.

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Casa, deputado Gabriel Magno (PT), autor da resolução que instituiu o Prêmio, destacou que setembro foi escolhido para ser o mês da premiação porque coincide com o nascimento de Freire.

“Emoção é a palavra que define esta noite: dar visibilidade a esses projetos é extremamente importante, pois pode inspirar outras escolas. Vida longa a esse prêmio, que é um tributo a um dos maiores pensadores e pedagogos da história do nosso País”, vibrou o representante do Ministério da Educação (MEC) no evento, José Roberto Ribeiro Júnior.

A diretora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), Liliane Campos Machado, fez questão de citar um ensinamento de Freire em seu discurso.

“Com esse prêmio, você respalda o que defendia Paulo Freire, de que a educação não poderia ser neutra, mas sim uma ferramenta da prática pela liberdade; de que as pessoas, educadas de forma crítica, poderiam transformar a sua realidade”, afirmou.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Banco BRB reforça governança com nomeações na alta cúpula executiva

Banco BRB promove mudanças na alta administração para fortalecer governança e estratégia. Novos executivos assumem áreas-chave, focando inovação, resultados e desenvolvimento econômico do Distrito Federal.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar