O ASSUNTO É

Celina defende apuração rigorosa da sabotagem contra o governo do DF

Publicado em

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, defendeu na tarde desta terça-feira(10), uma rigorosa apuração de grupos de servidores que sabotaram e fragilizaram o esquema de segurança construído para impedir as ações de bolsonaristas radicais, que atacaram no último domingo as principais instituições da República.

Ela reconheceu haver responsabilidade por parte da Secretaria de Segurança Pública pela sabotagem e pelas falsas informações prestadas ao governador Ibaneis Rocha e ao Chefe da Casa Civil Gustavo Rocha, sobre a marcha terrorista que invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Palácio do Supremo Tribunal Federal-STF.

A governadora em exercício, que substitui, por 90 dias, o governador Ibaneis Rocha, afastado por determinação judicial, instalou na tarde de hoje um gabinete de crise no Palácio do Buriti, sede do governo local.

O objetivo do colegiado é colaborar com as investigações que já estão em curso sob o comando do interventor federal da Segurança Pública, Ricardo Capelli.

Celina Leão voltou a defender Ibaneis Rocha e disse que ele foi induzido ao erro acreditando nas informações falsas repassadas ao governador pelo ex-secretário de segurança.

Ibaneis foi afastado do cargo na noite do último domingo pelo ministro Alexandre de Moraes por um prazo de 90 dias.

A decisão monocrática de Moraes será analisada pelo plenário virtual do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (11).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Horário de final entre Fla e Corinthians é definido para Copa Rei

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o horário da edição 2026 da Supercopa Rei. Ambos os clubes tiveram o gostinho de levantar a...

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar