O ASSUNTO É

CANDIDATURA SOB SUSPEITA: Empreiteiros estariam dentro do jogo para a escolha da presidência da Comissão de Assuntos Fundiários. Será?

Publicado em

Nunca uma comissão permanente da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi tão disputada pelos grandalhões da construção civil, como a CAF. A disputa vem de dentro para fora. Empresas como a Odebrecht, OAS e Via Engenharia, supostamente estariam influenciando o nome do deputado Cristiano Araujo para presidir a comissão. O distrital já teria o apoio decisivo do presidente da CLDF, Joe Valle, será?

barra-radar

aletra-depois da briga acirrada que elegeu a nova mesa diretora da Câmara Legislativa no primeiro dia do ano,que tem como presidente o deputado distrital Joe Valle, uma nova briga de foice no escuro está sendo travada, silenciosamente, pelos deputados distritais em torno das presidências das dez comissões permanentes da Casa.

Além da Comissão de Constituição e Justiça, tida como a mais importante das comissões, a CAF- Comissão de Assuntos Fundiários, presidida pela deputada Telma Rufino nos últimos dois anos, estaria sendo cobiçada por um grupo de grande empreiteiras da construção civil do Distrito Federal. Na contra-mão de tudo, o processo de escolha, para essa comissão, estaria vindo de fora para dentro.

Até a Odebrecht envolvida no maior propinoduto da corrupção do país e investigada pela operação lava jato estaria incluída neste grupo de mando. O deputado distrital, Cristiano Araújo seria o candidato dos empreiteiros. Procurado por Radar, a assessoria do parlamentar confirmou que ele vai disputar a eleição para a presidência da CAF, mas nega que o deputado esteja tendo apoio desse suposto grupo forasteiro que dominam o mercado da construção civil no DF.

Outra informação que surgiu nos bastidores dessa guerra pelo controle das comissões permanentes é de que o presidente da CLDF, Joe Valle, já teria definido Cristiano Araújo como seu candidato à presidência da CAF. No final da semana passada, Joe Vale e Cristiano Araújo, teriam se reunido durante um almoço, em uma mansão no Lago Sul, onde o cardápio principal girou em torno das estratégias para a presidência da CAF.

Procurada por Radar, a assessoria do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, informou que o parlamentar irá apoiar o nome da  deputada Telma Rufino e não a candidatura do distrital Cristiano Araújo, conforme os buxixos que rolam  nos bastidores da própria Câmara. A assessoria informou ainda que o processo de escolha dos presidentes das dez comissões permanentes da Casa deve acontecer na próxima terça (21).

EM TEMPO: Depois da publicação desta matéria, em ligação a Redação Radar, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, disse que não irá apoiar nem Telma Rufino e nem Cristiano Araújo para a presidência da CAF. E explicou os motivos: “Como presidente da CLDF eu não tenho voto. O que eu estou fazendo é buscar um acordo para que as escolhas aconteçam dentro do melhor consenso possível. No caso da CAF, o nome da Telma Rufino  foi  colocado pelo líder de um dos blocos que é o Professor Israel”, explicou.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Deputados distritais terão R$ 34,5 mi cada em emendas de 2026

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) definiu o valor máximo...

Lula trai Pacheco preferindo o “companheiro” Jorge Messias no STF

Sentindo-se rejeitado por Lula, o senador Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Senado, ganhou como prêmio de consolação a chance de concorrer ao governo de Minas com apoio do PT em 2026, uma missão arriscada onde ele pode perder.

Câmeras podem reforçar segurança em passagens subterrâneas de Brasília

Projeto de lei do deputado Hermeto propõe instalar câmeras em passagens subterrâneas e passarelas de Brasília, com monitoramento em tempo real pela PMDF, para aumentar a segurança e inibir ações criminosas.

58º Festival de Brasília: DF lotado pelo 27º troféu Câmara Legislativa

O 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem registrado lotação...

Fábio Félix denuncia masmorra que tortura dependentes químicos no DF

Distrital denuncia "masmorra" em clínica terapêutica no Lago Oeste pela prática de tortura, superlotação, cárcere privado sem ordem judicial. Durante uma visita de fiscalização, o parlamentar pediu a prisão em flagrantes dos responsáveis pela clínica.

Últimas do Radar