O ASSUNTO É

CÂMARA TUMULTUADA: Quem fará o próximo presidente, Celina Leão ou Rollemberg?

Publicado em

Brasília (DF), 15/09/2015 - Na foto, rollemberg relatorio LOA sobre a crise no DF na câmara distrital do distrito federal - inflação - Foto, Michael Melo/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg pensa que pode mandar em deputados distritais, que pode eleger o novo presidente e controlar a Casa. Ledo engano.

linha

letra-apesar da eleição da nova mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal ocorrer no início do próximo ano, no entanto a corrida pela presidência da Casa tem sido intensificada pelas reuniões que vem sendo realizadas tanto na casa do deputado Agaciel Maia, que conta com o apoio do governador Rollemberg, como na casa da presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS).

A deputada lidera um grupo de nove deputados que votará com Sandra Faraj (SD), que já contabiliza a maioria dos votos na Casa. Celina acusa o governador Rodrigo Rollemberg de “apoiar a quadrilha liderada por Liliane Roriz (PTB)”. Segundo ela, a divulgação de áudios que indicam suposto esquema de propina em emendas parlamentares para UTIs foi urdida pelo governador como forma de derrubar a Mesa Diretora e dar poder à base aliada do governo.

Rollemberg luta para eleger um aliado que comande a CLDF e aposta no nome de Agacial Maia que na prática já vem fazendo esse papel ao comandar a Casa de fato, já que o presidente de direito, o deputado Juareizão, não consegue conduzir a Casa e demonstra uma insegurança poucas vezes vista entre políticos.

Os deputados do PSB, composto por Luzia de Paula e o próprio Juareizão votarão com Agaciel que responde por alguns processos na justiça por crimes de improbidades administrativa.

Boa parte da bancada do PT na Câmara Legislativa decidiu também aderir a candidatura de Maia. É o caso de Chico Vigilante e Wasny de Roure. Já o petista Ricardo Vale tende anunciar a sua candidatura avulsa como fez o deputado Joe Vale (PDT). Se desistirem, a tendência é apoiar a candidatura de Sandra e não de Agaciel nem que Rollemberg implore.

Existe outro grupo de deputados composto por Professor Veras, Chico Leite, Telma Rufino e Cláudio Abrantes que ainda não se decidiu qual o rumo a tomar: se apóia Agaciel ou Sandra Faraj. Para os dois candidatos eles são ainda uma incógnita.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

CLDF inaugura exposição “Downtown Zagreb: 150 anos de Arquitetura”

Localizada na Galeria Espelho D'água, a mostra é gratuita e reúne 20 painéis que retratam a evolução arquitetônica de Zagreb, capital croata, do século XIX aos dias atuais.

Tecnologia antibomba é adquirida com recursos de Roosevelt

A PMDF foi decisivamente ao desarmar explosivos deixados na Praça dos Três Poderes, em Brasília, pelo suicida Francisco Wanderley, evitando uma tragédia em graves proporções. Os equipamentos adquiridos com emendas do distrital Roosevelt Vilela foram cirúrgicos na operação.

Gilvam e Celina Leão homenageiam médicos na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gilvan Máximo e a vice-governadora Celina Leão reforçaram apoio aos médicos do DF, destacando ações para fortalecer o SUS e ampliar o acesso à saúde pública de qualidade, com investimento em exames e atendimentos.

Fábio Felix diz que corte no orçamento agrava déficit habitacional no DF

De acordo com o deputado distrital, o corte no orçamento de 2025 agravará ainda mais a falta de moradia adequada para milhares de famílias que vivem em áreas precárias e sem infraestrutura.

Últimas do Radar

O Radar DF não permite essa ação

»
»