O ASSUNTO É

CÂMARA TUMULTUADA: Quem fará o próximo presidente, Celina Leão ou Rollemberg?

Publicado em

Brasília (DF), 15/09/2015 - Na foto, rollemberg relatorio LOA sobre a crise no DF na câmara distrital do distrito federal - inflação - Foto, Michael Melo/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg pensa que pode mandar em deputados distritais, que pode eleger o novo presidente e controlar a Casa. Ledo engano.

linha

letra-apesar da eleição da nova mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal ocorrer no início do próximo ano, no entanto a corrida pela presidência da Casa tem sido intensificada pelas reuniões que vem sendo realizadas tanto na casa do deputado Agaciel Maia, que conta com o apoio do governador Rollemberg, como na casa da presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS).

A deputada lidera um grupo de nove deputados que votará com Sandra Faraj (SD), que já contabiliza a maioria dos votos na Casa. Celina acusa o governador Rodrigo Rollemberg de “apoiar a quadrilha liderada por Liliane Roriz (PTB)”. Segundo ela, a divulgação de áudios que indicam suposto esquema de propina em emendas parlamentares para UTIs foi urdida pelo governador como forma de derrubar a Mesa Diretora e dar poder à base aliada do governo.

Rollemberg luta para eleger um aliado que comande a CLDF e aposta no nome de Agacial Maia que na prática já vem fazendo esse papel ao comandar a Casa de fato, já que o presidente de direito, o deputado Juareizão, não consegue conduzir a Casa e demonstra uma insegurança poucas vezes vista entre políticos.

Os deputados do PSB, composto por Luzia de Paula e o próprio Juareizão votarão com Agaciel que responde por alguns processos na justiça por crimes de improbidades administrativa.

Boa parte da bancada do PT na Câmara Legislativa decidiu também aderir a candidatura de Maia. É o caso de Chico Vigilante e Wasny de Roure. Já o petista Ricardo Vale tende anunciar a sua candidatura avulsa como fez o deputado Joe Vale (PDT). Se desistirem, a tendência é apoiar a candidatura de Sandra e não de Agaciel nem que Rollemberg implore.

Existe outro grupo de deputados composto por Professor Veras, Chico Leite, Telma Rufino e Cláudio Abrantes que ainda não se decidiu qual o rumo a tomar: se apóia Agaciel ou Sandra Faraj. Para os dois candidatos eles são ainda uma incógnita.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

A verdadeira razão da invasão da Venezuela: petróleo, geopolítica e poder

*Por Caio Braga: Petróleo, dólar e poder movem a ofensiva dos EUA contra a Venezuela. Por trás do discurso contra uma ditadura e narcotráfico, estão interesses geopolíticos, controle energético e a disputa com China e Rússia pela hegemonia global.

Mais Radar

00:00:34

Davi Alcolumbre solta o rebolado no brega amapaense e viraliza!

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, voltou às raízes no Amapá...

DF: Orçamento 2026 tem R$ 74,4 bilhões e atuação firme de Eduardo Pedrosa

A aprovação da LOA 2026, com orçamento de R$ 74,4 bilhões, reforçou a liderança de Eduardo Pedrosa nas definições fiscais do DF. Sua atuação assegurou diálogo amplo, inclusão de emendas e equilíbrio no uso dos recursos públicos para o próximo ano.

CLDF aprova reajuste de gratificação de professores e orientadores

A Câmara Legislativa aprovou, nesta terça-feira (9), o Projeto de Lei...

CPMI do INSS rejeita convocação do filho de Lula e Jorge Messias

O embate na CPMI do INSS se intensifica após a rejeição das convocações de Lulinha e Jorge Messias. Governo fala em denúncias sem provas, enquanto a oposição acusa blindagem e questiona a postura dos parlamentares.

Mostra Aquilombadas na CLDF celebra memória negra e força das mulheres

Deputada Jane Klébia destaca a força das mulheres negras na mostra “Aquilombadas”, ressaltando a urgência de combater o racismo estrutural e promover igualdade. Sua atuação reforça a valorização da arte, da memória e da resistência afrodescendente.

Últimas do Radar