O ASSUNTO É

CÂMARA TUMULTUADA: Quem fará o próximo presidente, Celina Leão ou Rollemberg?

Publicado em

Brasília (DF), 15/09/2015 - Na foto, rollemberg relatorio LOA sobre a crise no DF na câmara distrital do distrito federal - inflação - Foto, Michael Melo/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg pensa que pode mandar em deputados distritais, que pode eleger o novo presidente e controlar a Casa. Ledo engano.

linha

letra-apesar da eleição da nova mesa diretora da Câmara Legislativa do Distrito Federal ocorrer no início do próximo ano, no entanto a corrida pela presidência da Casa tem sido intensificada pelas reuniões que vem sendo realizadas tanto na casa do deputado Agaciel Maia, que conta com o apoio do governador Rollemberg, como na casa da presidente afastada da Câmara Legislativa, Celina Leão (PPS).

A deputada lidera um grupo de nove deputados que votará com Sandra Faraj (SD), que já contabiliza a maioria dos votos na Casa. Celina acusa o governador Rodrigo Rollemberg de “apoiar a quadrilha liderada por Liliane Roriz (PTB)”. Segundo ela, a divulgação de áudios que indicam suposto esquema de propina em emendas parlamentares para UTIs foi urdida pelo governador como forma de derrubar a Mesa Diretora e dar poder à base aliada do governo.

Rollemberg luta para eleger um aliado que comande a CLDF e aposta no nome de Agacial Maia que na prática já vem fazendo esse papel ao comandar a Casa de fato, já que o presidente de direito, o deputado Juareizão, não consegue conduzir a Casa e demonstra uma insegurança poucas vezes vista entre políticos.

Os deputados do PSB, composto por Luzia de Paula e o próprio Juareizão votarão com Agaciel que responde por alguns processos na justiça por crimes de improbidades administrativa.

Boa parte da bancada do PT na Câmara Legislativa decidiu também aderir a candidatura de Maia. É o caso de Chico Vigilante e Wasny de Roure. Já o petista Ricardo Vale tende anunciar a sua candidatura avulsa como fez o deputado Joe Vale (PDT). Se desistirem, a tendência é apoiar a candidatura de Sandra e não de Agaciel nem que Rollemberg implore.

Existe outro grupo de deputados composto por Professor Veras, Chico Leite, Telma Rufino e Cláudio Abrantes que ainda não se decidiu qual o rumo a tomar: se apóia Agaciel ou Sandra Faraj. Para os dois candidatos eles são ainda uma incógnita.

Da Redação Radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.884 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida...

Mais Radar

Projeto de lei institui diretrizes para o Programa Agrário do Distrito Federal

Foi aprovado na manhã de hoje (22) pela Comissão de Produção...

Dra. Jane Klebia enfrenta violência política e diz que nada a intimida

Mulher negra, Dra. Jane enfrenta a violência política de gênero, criminalizada pela Lei nº 14.192/2021, com resiliência, transformando ataques em combustível para seguir sua luta sem ceder a práticas intimidatórias e criminosas.

Com Rogério Morro da Cruz, Celina e Ibaneis levam progresso a São Sebastião

Com Ibaneis Rocha, Celina Leão e Rogério Morro da Cruz, São Sebastião vive um novo tempo: obras históricas, mais justiça e mobilidade, refletindo compromisso real com qualidade de vida e futuro digno à população.

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência...

Plenária do PT/DF debate rumos do partido para eleições internas

O distrital Ricardo Vale (PT) organiza plenária da “Resistência Socialista” no DF, promovendo unidade e diálogo no PT para eleições internas. Cinco pré-candidatos disputam o comando do diretório regional: Antônio Sabino, Guilherme Sigmaringa, Mariana Rosa, Rejane Pitanga e Saulo Dias.

Últimas do Radar